Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Mais 157 casos e 3 mortes em Portugal. Grécia na segunda vaga

A pandemia de coronavírus já infetou 20 milhões de pessoas no mundo. 734 mil pessoas morreram e perto de 13 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 157 casos e 3 mortes em Portugal. Grécia na segunda vaga
Notícias ao Minuto

08:14 - 10/08/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 157 novos casos positivos de Covid-19 e mais três mortes. No total, Portugal soma 52.825 infeções por SARS-CoV-2 e 1.759 vítimas mortais. Desde o início da pandemia mais de 38.600 pessoas recuperaram da doença

Um surto no lar São José, no Barreiro, resultou em 47 pessoas infetadas com o coronavírus. Dois idosos foram internados, mas a "situação está controlada", assegurou este domingo o delegado de saúde adjunto de Lisboa e Vale do Tejo, Nuno Lopes. 

Esta segunda-feira abrem as linhas de apoio social ao setor da Cultura, ao contrário do inicialmente anunciado (a sua abertura estava inicialmente prevista para a segunda-feira da semana passada). 

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela Covid-19 e registaram este domingo um novo marco negativo. O país ultrapassou os cinco milhões de contágios.  

Os outros países mais afetados pela pandemia são o Brasil, a Índia (com um novo recorde diário de óbitos), a Rússia, a África do Sul e o México

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h28 - Para continuar a acompanhar os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 clique aqui.

15h20 - Já começou a conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) que esta segunda-feira conta com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e do Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal. O governante salientou desde logo que "continuamos firmes e resilientes", destacando que está ao dia de hoje internado em Unidades de Cuidados Intensivos "o menor número de doentes desde 2 de março".

15h07 - Os bares dos comboios Alfa e Intercidades já têm autorização para reabrir. A confirmação foi avançada pela Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht)

14h59 - Por precaução, a mara de Mora, no distrito de Évora, fechou esta segunda-feira os serviços municipais de atendimento ao público, após a confirmação de três casos positivos de Covid-19 na comunidade, disse o presidente da autarquia, Luís Simão.

14h52 - O Ministério da Administração Interna informa, através da sua página no Twitter, que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está "a distribuir, nas fronteiras terrestres e nos aeroportos, informação útil sobre as medidas sanitárias em vigor no território de Portugal Continental, com referência também às regras adicionais em vigor na Área Metropolitana de Lisboa".

14h40 - Há esta segunda-feira 13 concelhos no país com mais de mil casos de Covid-19Confira aqui quantos há no seu.

14h26 - O boletim epidemiológico desta segunda-feira foi divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e deu conta de 157 novos casos e mais três óbitos. Em termos acumulados, Portugal contabiliza nesta altura 52.825 casos de infeção e 1.759 vítimas mortais. O número total de recuperados subiu para 38.600

14h20 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer que o regresso às aulas aconteça já em setembro, uma decisão que não agrada aos professores

13h59 - A Grécia está "formalmente" numa segunda vaga de coronavírus, afirmou um dos principais especialistas em doenças infecciosas do país ao The Guardian. "Podemos dizer que a Grécia entrou formalmente numa segunda vaga da epidemia. Este é o ponto em que podemos ganhar ou perder a batalha", referiu Gkikas Magiorkinis

O ministro da Saúde grego, Vasillis Kikilias, já tinha dado a entender que esta segunda-feira podem ser anunciadas medidas mais rígidas para conter a propagação do vírus. Este domingo o país registou o número mais elevado de casos diários - 203. 

13h50 - O ator Antonio Banderas testou positivo para a Covid-19. Banderas, que faz hoje 60 anos, anunciou que contraiu a doença através do Twitter. O ator espanhol esclareceu que se sente "relativamente bem, apenas um pouco mais cansado do que o habitual".

13h44 - A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 731.518 mortos em todo o mundo desde o aparecimento da doença na China em dezembro, segundo o balanço hoje às 12h00 da AFP.

13h39 - Vários hospitais de La Paz e de Cochabamba, na Bolívia, dizem que os seus stocks de oxigénio são baixos, adianta a BBC. As principais vias rodoviárias de acesso a estas duas cidades encontram-se bloqueadas há uma semana por manifestantes que protestam contra novo adiamento das eleições. 

O ministro da Saúde boliviano já pediu aos manifestantes para deixarem passar os camiões que transportam os cilindros de oxigénio para os hospitais. 

13h30 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas um novo caso positivo de Covid-19 na ilha de São Miguel e a recuperação de dois doentes, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h17 - O uso de máscara na Irlanda passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira em espaços fechados, como centros comerciais, supermercados, cinemas e teatros. 

13h06 - Ángel Correa e Sime Vrsaljko são os dois jogadores do Atlético de Madrid infetados com o coronavírus. Os resultados dos testes efetuados aos restantes elementos do plantel foram negativos. 

Os dois futebolistas não vão viajar com a comitiva colchonera para Lisboa. Na próxima quinta-feira, o Atlético de Madrid vai enfrentar o RB Leipzig nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. 

13h00 - Os Indicadores Compósitos Avançados da OCDE continuaram a recuperar em julho dos mínimos da crise da Covid-19 na maioria das economias, mas mantêm-se abaixo da média de longo prazo e dos níveis verificados antes do início da pandemia

12h39 - No Irão, morreram mais 189 pessoas e foram detetados 2.132 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde iraniano. No total, o Irão soma 328.844 infeções por Covid-19 e 18.616 vítimas mortais. Mais de 286 mil pessoas recuperaram da doença. 

12h26 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) salientou esta segunda-feira que estão a ser avaliados mais de 50 fármacos para a Covid-19, mas lamentou que o trabalho científico esteja a ser penalizado devido à falta de fundos. 

"Só para as vacinas são necessários 100 mil milhões de dólares (84,8 mil milhões de euros)", ressalvou Tedros Adhanom Ghebreyesus na conferência de imprensa diária da OMS

12h13 - Os últimos dois doentes do surto de Covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz, que ainda permanecem internados no hospital passaram dos cuidados intensivos para a enfermaria, indicou a Proteção Civil Municipal. 

11h44 - A Nova Zelândia revelou este domingo que não regista casos de contágio locais há 100 dias. As rígidas medidas implementadas e a postura cautelosa do governo liderado por Jacinda Ardern ajudam a perceber como é que o país atingiu este marco positivo na luta contra a Covid-19

11h21 - O número de casos de Covid-19 confirmados num lar do Porto subiu de 44 para 46, aumentando para 10 os internados, avançou hoje fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), segundo a qual o "surto está controlado".

11h14 - Pranab Mukherjee, presidente da Índia entre 2012 e 2017, anunciou que testou positivo para a Covid-19, segundo a BBC. Mukherjee, de 84 anos, disse que descobriu que tinha contraído o coronavírus quando esteve no hospital para um "procedimento diferente". 

10h58 - O Governo reforçou em 2% a comparticipação financeira da segurança social em 2020, no âmbito das medidas extraordinárias no contexto da pandemia, de acordo com um diploma hoje publicado em Diário da República. 

10h44 - O número de mortes por Covid-19 é hoje de 23.253 em África, continente com mais de um milhão de infetados pela doença, que afeta sobretudo as regiões Austral e do Norte, segundo os dados oficiais mais recentes. 

10h23 - A polícia espanhola desmantelou um acampamento numa praia de Tenerife cujo objetivo era propagar a Covid-19. O acampamento era composto por 62 pessoas e foi montado na praia de Los Patos, uma praia com acesso proibido. 

9h59 - Este ano, o verão vai ser mais triste nas aldeias transmontanas. Devido à pandemia, não se realizam as tradicionais festas. Mesmo com a chegada dos emigrantes, as ruas de muitas aldeias ficam vazias. 

9h46 - O líder do PAN, André Silva, fez um balanço do trabalho realizado pelo partido em 2020 e considerou que só há uma "espécie responsável pela pandemia da Covid-19 - nós".

André Silva frisou que, "tal como as crises climáticas e as perdas de biodiversidade, as pandemias são no fundo uma consequência direta da atividade humana". Um efeito que é "particularmente" provocado  pelos "sistemas financeiros e económicos globais, baseados num paradigma que valoriza o crescimento económico a qualquer custo". 

9h33 - Entra em vigor esta segunda-feira a nova norma que obriga ao uso de máscara em espaços exteriores mais movimentados em Paris, informa o The New York Times. A polícia francesa vai estar atenta ao cumprimento desta nova regra. Os infratores serão multados com uma coima de 135 euros. 

9h24 - A Indonésia registou nas últimas 24 horas 1.687 novos casos de Covid-19, o que elevou o total de casos confirmados para 127.083, como dá conta o The Guardian. Morreram mais 42 pessoas. 

9h18 - O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, anunciou hoje a reabertura das aulas a partir de setembro para os alunos entre o 9.º e o 12.º anos, com um máximo de 15 estudantes por turma

Com 248 casos confirmados desde o início da pandemia e sem registo de mortes, o Camboja é um dos países menos afetados do Sudeste Asiático, embora o número de testes seja relativamente baixo.

9h12 - Mais de 97 mil crianças nos Estados Unidos testaram positivo para a Covid-19 nas últimas duas semanas de julho, refere um relatório elaborado em conjunto pela American Academy of Pediatrics e a Children's Hospital Association. O relatório sublinha que houve um aumento de 40% nos casos de Covid-19 registados em crianças nas cidades e nos estados analisados. 

O relatório foi divulgado numa altura em que o ano letivo está a começar nos Estados Unidos e as escolas estão a reabrir. 

8h59 - O centro de resposta à crise de coronavírus na Rússia indicou que desde ontem foram identificados 5.118 novos casos e morreram mais 70 pessoas, avança o The Guardian. A Rússia totaliza agora 892.654 casos de infeção e 15.001 vítimas mortais. 

8h53 - A Cruz Vermelha está a treinar mais de 43 mil voluntários para ajudarem no combate à pandemia de coronavírus na Coreia do Norte, mas também para assistirem as populações locais em caso de cheias, revelou a organização esta segunda-feira. 

Kim Jong-un declarou o estado de emergência no mês passado e impôs a quarentena na cidade de Kaesong

8h35 - O Ministério da Saúde do Japão referiu que foram diagnosticados 1.492 novos casos de Covid-19 desde ontem e morreram mais sete pessoas. 331 destas novas infeções verificaram-se em Tóquio. Okinawa, que recentemente anunciou o estado de emergência, registou um recorde diário de 196 testes positivos para a doença. Em termos acumulados, o Japão contabiliza 48.702 casos de infeção e 1.060 óbitos

Este domingo, o primeiro-ministro Abe Shinzo disse que não vai voltar a impor o estado de emergência a nível nacional devido ao forte impacto que terá na economia nipónica, revela a CNN

8h26 - O estado de Victoria, na Austrália, registou um novo recorde de mortes diárias. Nas últimas 24 horas morreram 19 pessoas, de acordo com o Department of Health and Human Services de Victoria. O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, considerou este novo máximo "devastador", adianta a CNN.

Foram ainda detetados 322 novos casos de contágio no estado de Victoria, o número mais baixo desde o dia 29 de julho

8h04 - O Instituto Robert Koch revelou esta segunda-feira que na Alemanha, no espaço de 24 horas, foram identificados 436 novos casos de infeção e registou-se mais uma morte. Desde o início da pandemia 216.327 foram infetadas com o SARS-CoV-2 em território alemão e 9.197 morreram. O número total de recuperados é de 197.400.

8h02 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prolongou até 13 de setembro o estado de alarme em vigor desde março para combater a pandemia da Covid-19 no país, onde estão confirmados 25.805 casos e 223 vítimas mortais. 

7h58 - A Comissão de Saúde da China informou hoje ter registado, nas últimas 24 horas, 49 novos casos de Covid-19, na maioria procedentes do exterior. O número de infeções ativas na China continental é de 802, incluindo 41 doentes em estado grave. 

A Comissão não anunciou novas mortes por Covid-19, mantendo-se o total desde o início da pandemia em 4.634, entre as 84.668 pessoas infetadas oficialmente diagnosticadas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório