Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Polícia australiana pediu a mulher para tirar tampão durante revista

A descoberta faz parte de uma investigação a cinco revistas corporais controversas feitas em Sydney o ano passado.

Polícia australiana pediu a mulher para tirar tampão durante revista
Notícias ao Minuto

09:36 - 22/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Austrália

A polícia de Sydney, na Austrália, terá pedido a uma jovem para remover o tampão durante uma revista corporal. A descoberta faz parte de uma investigação a cinco revistas controversas feitas pelas autoridades no ano passado. Os casos foram reanalisados depois de os pais das jovens apresentarem queixas formais ou terem recebido atenção mediática.

A maior parte das queixas é referente a festivais de música e os visados ficaram a sentir-se humilhados, segundo consta do relatório da investigação citado pela BBC. A polícia de New South Wales disse que irá ter em conta de futuro estas conclusões.

O relatório final da Comissão de Conduta para as Autoridades apelava à força policial para pedir desculpas à jovem envolvida e deu conta que relativamente a outra das situações o agente em causa tinha suspenso de funções.

O que é que os incidentes envolveram?

Uma das revistas policiais remonta a janeiro de 2019 e consistiu na polícia revistar duas jovens mulheres no exterior de um casino e de ter pedido a uma delas que retirasse o tampão que estava a usar. A análise feita pela comissão dá conta de que o incidente revelou "falta de bom senso dos agentes para perceberem a ilegalidade de um tipo de pedido desses", pode ler-se no relatório.

Noutros dois casos, uma artista do festival Secret Garden foi obrigada a baixar a roupa interior e a dobrar-se tendo sido depois abordada de forma pouco profissional e troçada pelos agentes do sexo masculino, e outra jovem foi mandada agachar-se e tossir não lhe tendo sido dadas as condições de privacidade adequadas.

As revistas corporais são legais?

Segundo a lei australiana, a polícia só pode levar a cabo revistas corporais se "a seriedade e urgência das circunstâncias" o justificar e devem ser o menos invasivas possível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório