Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Iraque adverte Irão que não aceita "ingerências" nos assuntos internos

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano, Fuad Hussein, reafirmou hoje ao seu homólogo iraniano, Javad Zarif, que o Iraque não quer "ingerências" nos seus assuntos internos e sublinhou a necessidade de "proteger a soberania" do país.

Iraque adverte Irão que não aceita "ingerências" nos assuntos internos
Notícias ao Minuto

15:58 - 19/07/20 por Lusa

Mundo Iraque

Falando no final do encontro com Zarif, na primeira visita deste a Bagdade, Hussein afirmou que recebeu do seu homólogo iraniano a garantia de que o Irão deseja um Iraque "forte".

O responsável pela diplomacia iraquiana sublinhou a "necessidade de manter o Iraque fora das tensões internacionais para proteger a sua soberania", numa referência à escalada da tensão na região, entre os Estados Unidos e o Irão, na sequência do assassínio do general iraniano Qassem Soleimani em Bagdade.

A televisão estatal iraquiana mostrou hoje imagens de Zarif após a sua chegada ao aeroporto internacional de Bagdade, onde pousou junto a uma fotografia de Soleimani, no local onde este morreu durante um bombardeamento seletivo realizado pelos Estados Unidos.

Este incidente desencadeou uma troca de ataques entre Washington e o Irão em solo iraquiano, o que originou a reação das autoridades e de grande parte da população do país.

"As relações entre o Irão e o Iraque nunca serão abaladas", afirmou Zarif, saudando "o papel que o Iraque desempenha na região".

O chefe da diplomacia iraniana afirmou que a morte de Soleimani, comandante do braço paramilitar Quds, da Guarda Revolucionária do Irão, foi uma "grande perda" na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), na qual essa força participa, tanto no Iraque como na Síria.

Zarif reuniu-se igualmente com o Presidente do Iraque, Barham Ahmed Salih, o qual afirmou, em comunicado, que o seu país "coopera com os seus aliados numa base de respeito mútuo e de não-ingerência nos assuntos internos" e elogiou "os esforços iranianos" na luta antiterrorista.

Segundo uma fonte do Ministério do Interior do Iraque, citada pela agência espanhola EFE, registaram-se hoje pelo menos três explosões próximo da embaixada dos Estados Unidos, na fortificada zona verde de Bagdade, onde decorreram os encontros de Zarif com Hussein e Salih.

Os ataques contra a zona verde e bases militares onde se encontram tropas norte-americanas são frequentes, mas nenhum grupo reivindica a sua autoria. Não há informação sobre se os ataques de hoje provocaram feridos ou danos materiais.

Para segunda-feira, está agendada uma visita do primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kazemi, à Arábia Saudita, onde se reunirá com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Na terça-feira, al-Kazemi irá a Teerão, na sua primeira visita ao país vizinho, a qual acontecerá antes da viagem a Washington, onde irá abordar a cooperação com o seu principal aliado ocidental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório