Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Donald Trump adverte Irão por condenação à morte de manifestantes

O Presidente norte-americano, Donald Trump, advertiu hoje o Irão contra a execução de três pessoas envolvidas em manifestações em 2019.

Donald Trump adverte Irão por condenação à morte de manifestantes
Notícias ao Minuto

19:35 - 15/07/20 por Lusa

Mundo EUA

"A execução destas três pessoas envia uma mensagem terrível ao mundo e não deveria acontecer", escreveu Trump na rede social Twitter, sob a hastag #StopExecutionsInIran (Parem as execuções no Irão).

Segundo o jornal reformista iraniano Charq, os três condenados são Amirhossein Moradi, 26 anos, Saïd Tamdjidi, 28 anos, e Mohammad Radjabi, 26 anos.

O advogado, Mostafa Nili, que afirmou que os acusados não tiveram acesso aos seus processos de acusação, tenciona reclamar um novo processo.

Um movimento de contestação eclodiu a 15 de novembro de 2019 no Irão após o anúncio de uma grande subida do preço da gasolina, em plena crise económica, alastrando a uma centena de cidades. Postos da polícia foram atacados, lojas pilhadas e bancos e estações de serviço incendiados, tendo as autoridades imposto um corte nos acessos à Internet que se prolongou por uma semana.

De acordo com Washington, a repressão das manifestações de novembro fez mais de mil mortes. As autoridades iranianas falaram, por seu lado, em 230 pessoas mortas nestes tumultos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório