Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Usei cremes para clarear a pele" pois diziam que seria mais bonita assim

Três mulheres contam o que fizeram para corresponder àqueles que seriam os ideais de beleza dos seus pais, amigos e ídolos.

"Usei cremes para clarear a pele" pois diziam que seria mais bonita assim
Notícias ao Minuto

11:55 - 07/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Índia

A morte de George Floyd e a luta contra o racismo trouxe à luz do dia várias histórias sobre a forma como muitos consideram que a sua cor de pele influenciou a sua vida. Da Índia chega-nos a história de três mulheres que tudo fizeram para clarear o tom da sua pele, porque muitos achavam que seriam mais bonitas se fossem mais claras.

Karishma Leckraz , tem 27 anos, e conta como uma crítica ao seu tom de pele fez com que desde os 13 anos tentasse fazer de tudo para conseguir clareá-la. A mulher, de origem indiana, relata que certo dia lhe disseram que tinha uma cara tão bonita, mas que seria ainda "mais bonita se o seu tom de pele fosse um pouco mais claro".

"Costumava esfregar a pele no banho para me tentar ver livre do facto de ela ser tão escura", recorda a jovem, referindo, ainda, que usou cremes para a ajudarem nesta missão.

À sua semelhança, também Sabrina Manku foi alvo de comentários idênticos, desta vez por parte da sua família. "Diziam-me para não estar muito tempo ao sol. porque ficaria demasiado bronzeada", diz. Aos 10 anos começou a usar cremes para mudar o tom de pele, uma prática que manteve durante oito anos. A par dos comentários dos pais, foi também influenciada pelos atores de Bollywood, que promoviam um tom de pele claro e brilhante.

Anuaka diz que foram os comportamentos na sua escola que a influenciaram. As miúdas mais populares eram sempre as de tom de pele mais claro e as mais privilegiadas pelos professores.

As três mulheres, que participaram numa conferência sobre o tema do racismo, defenderam o fim dos produtos que promovem o clarear do tom de pele.

"Se pudesse voltar atrás, diria ao meu eu mais novo para parar imediatamente e nem sequer pensar em usar cremes como esse. Dizia-lhe para ver a beleza da sua melanina e que a pigmentação da minha pele não determina o quão bela seria ", conclui Karishma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório