Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vandalizado mural de homenagem a George Floyd perto de Paris

Um mural pintado em homenagem ao afro-americano George Floyd e a Adama Traoré, um cidadão francês negro que morreu na prisão em 2016, foi vandalizado esta noite nos subúrbios de Paris, anunciaram as autoridades locais.

Vandalizado mural de homenagem a George Floyd perto de Paris
Notícias ao Minuto

13:48 - 05/07/20 por Lusa

Mundo George Floyd

As palavras "extorsão", "roubo", "parada em Traore" e "assaltante de mulheres grávidas" foram escritas com tinta branca e vermelha nos rostos dos dois homens pintados no mural, segundo as imagens transmitidas pelo canal de televisão BFMTV .

Este mural foi pintado em Stains, perto de Paris, por vários artistas locais e é controverso desde sua conclusão, em meados de junho.

Em 22 de junho, 200 agentes da polícia manifestaram-se em Bobigny, em frente à câmara municipal de Seine-Saint-Denis, para condenar o texto inscrito no mural "Contra o racismo e a violência policial".

Depois de receber uma delegação de polícias, o presidente da câmara de Seine-Saint-Denis pediu à autoridade municipal da cidade de Strains, que tinha estado presente na inauguração do mural para modificar o texto e este último pediu ao seu advogado para primeiro estudar o caso para saber o que poderia ser feito.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, considerou que o mural simboliza "uma fusão vergonhosa entre racismo, a violência e a polícia", e apoiou a alteração do texto.

Seine-Saint-Denis é a zona mais pobre da França continental, onde a maioria dos habitantes é negra ou de origem norte-africana.

A pintura é composta por um fundo azul pontilhado de nuvens com os rostos de George Floyd, um americano negro asfixiado por um polícia branco durante a sua detenção na rua, em Minneapolis, no passado mês de maio, e de Adama Traoré, um jovem francês negro que morreu em julho de 2016, após ter sido detido pela polícia de Beaumont-sur-Oise, perto de Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório