Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Hungria preocupada com possível nova vaga de migração para a Europa

O Governo da Hungria está "muito preocupado" com a possibilidade de a pandemia de covid-19 desencadear novas vagas de migrantes de países pobres onde a doença tenha maior impacto que tentem chegar à Europa.

Hungria preocupada com possível nova vaga de migração para a Europa
Notícias ao Minuto

17:01 - 26/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Peter Szijjarto, defendeu que os líderes da União Europeia (UE) têm a obrigação de ajudar os cidadãos europeus que perderam o emprego devido à crise provocada pela pandemia travando a "migração orientada para o trabalho" que é "decididamente contra os interesses" da Europa.

Szijjarto afirmou que a política de imigração da UE deve ser abolida porque "pode ser entendida como um convite àqueles que pensam vir para a Europa ilegalmente".

"Rejeitamos quaisquer tentativas de legalizar a migração ilegal", disse o ministro húngaro à imprensa em Nicósia, no Chipre, depois de um encontro com o homólogo cipriota.

"Consideramos a imigração um fenómeno perigoso na perspetiva da segurança. Há um risco cultural e agora há também um risco sanitário", acrescentou.

Szijjarto disse também que a UE tem de lutar contra o tráfico de pessoas e agir em relação a organizações não-governamentais que, na sua perspetiva, "basicamente cooperam com estas organizações de tráfico".

A Hungria, frisou, vai tomar "uma posição muito dura" nas discussões que a UE se prepara para iniciar em matéria de migrações.

A comissária europeia dos Assuntos Internos, Ylva Johansson, disse em maio que espera poder apresentar em junho a proposta para uma reforma do sistema europeu comum de asilo.

Na semana passada, contudo, a comissária afirmou numa entrevista que vários Estados-membros lhe pediram que adiasse a apresentação até haver acordo sobre o orçamento plurianual da UE e o fundo de recuperação pós-pandemia que lhe está associado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório