Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Costa anuncia medidas para LVT. Mais 958 casos no Reino Unido

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Costa anuncia medidas para LVT. Mais 958 casos no Reino Unido
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/06/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

O primeiro ministro, António Costa, reúne-se esta manhã com os presidentes dos cinco municípios da área metropolitana de Lisboa que despertam maior preocupação devido ao elevado número de novos casos de Covid-19 nas últimas semanas. Na reunião será discutido o eventual aprofundamento das medidas de contenção da pandemia nas áreas com maior incidência atual da doença.

No fim de semana, o primeiro-ministro garantiu que, se for preciso dar passos atrás no desconfinamento, o fará, numa declaração em linha com o Presidente da República, que também admitiu, ontem, a aplicação de medidas restritivas mais duras para conter os contágios por Covid-19 em Portugal.

Paralelamente, Marcelo Rebelo de Sousa começa, esta segunda-feira, a ouvir os partidos com assento parlamentar sobre o Orçamento Suplementar para 2020 e o Programa de Estabilização Económica e Social do Governo.

De acordo com os dados divulgados esta tarde pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 4 vítimas mortais e 259 casos confirmados, elevando o número total de óbitos no país, desde o início da pandemiapara 1.534 e o número de infetados para 39.392.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar AQUI os principais desenvolvimentos, desta segunda-feira, sobre a evolução da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo. 

15h50 - A festa de São João foi adotada pela cidade de Clermont-Ferrand como a festa oficial que dá início ao verão, mas a Covid-19 impediu este ano a sua realização, assim como outras atividades das associações da comunidade portuguesa.

15h46 - Marko Paniki, preparador físico do tenista Novak Djokovic, acusou positivo à Covid-19, situação que levou o número um mundial a ser testado, depois de inicialmente ter recusado fazê-lo, revelou hoje a comunicação social sérvia.

15h43 - O número de mortos por Covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 19, num total de 1.556 casos acumulados, segundo dados do Centro de Operações de Emergência de Saúde.

15h40 - O parque da Walt Disney, em Paris, vai reabrir portas por fases a partir de dia 15 de julho, anunciou hoje a empresa. Segundo o The Guardian, Natacha Rafalski, presidente do Disneyland Paris, revelou que serão já reabertos o parque de diversões, os estúdios, o hotel e o Disney Village. 

15h33 - A polícia angolana deteve 15.658 cidadãos, durante o estado de emergência devido à Covid-19, entre 27 de março e 25 de maio, e 918 pessoas na atual situação de calamidade pública, informou hoje o ministro do Interior.

15h30 - A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras denunciou hoje que o Governo grego decidiu prolongar, pela quarta vez, o confinamento dos campos migratórios na Grécia, usando o novo coronavírus e a saúde pública como "desculpa".

15h26 - Já arrancou o briefing de atualização da DGS sobre a evolução da pandemia no país.  Acompanhe aqui em direto as declarações de Graça Freitas e António Lacerda Sales:

15h09 -  Após reunião com os presidentes das Câmaras de Loures, Odivelas, Sintra, Amadora e o presidente da Área Metropolitana de Lisboa, António Costa anunciou, em declarações aos jornalistas que em Lisboa e Vale do Tejo "vai ser reposto o limite máximo de 10 pessoas nos ajuntamentos". Todos os estabelecimentos, com exceção dos restaurantes com serviços de refeições, têm de fechar às 20 horas. A "venda de bebidas nas áreas de serviço está proibida"

15h03 - O Reino Unido registou hoje mais 15 mortes, o valor mais baixo num só dia desde o início de março, segundo o balanço do ministério da Saúde britânico. O número total de vítimas mortais associados à Covid-19 aumentou para 42.647 e o número de infetados para 305.289, mais 958 casos do que ontem. 

14h55 - A Unicef avisou hoje que a pandemia de coronavírus pode provocar a morte de 1,2 milhões de menores de 5 anos nos próximos seis meses, devido à cobertura reduzida dos serviços médicos de rotina e ao aumento da desnutrição.

14h47 - O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa identificou mais quatro pessoas diagnosticadas com a Covid-19, três das quais doentes que estiveram ali internados e foram agora testados nos hospitais das suas áreas de residência, informou hoje o hospital.

14h42 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de Covid-19, mantendo atualmente um caso positivo ativo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h40 - A Administração Regional de Saúde do Norte disse hoje que as extensões de saúde, encerradas na região por causa da Covid-19, estão a reabrir "paulatinamente" e de acordo com a situação epidemiológica local e a afluência dos utentes.

14h35 - Os cinemas reabriram portas, hoje, em França pela primeira vez desde de que entraram em vigor as medidas restritivas para combater a Covid-19. Para garantir que as normas de distanciamento social eram respeitadas, o MK2 Cinema, localizado no sul de Paris, decidiu colocar estrategicamente peluches dos 'minions' - personagens da saga dos filmes de animação 'Gru Maldisposto' - em algumas cadeiras das suas salas. 

Notícias ao MinutoPeluches 'Minions' sentados em sala do MK2 Cinema, em Paris.© Reuters

14h28 - O balanço mais recente da DGS detalha o aumento de casos confirmados da Covid-19 em Portugal. Conheça os concelhos mais afetados e saiba quantos infetados há no seu aqui

14h25 - A administração da Volkswagen Autoeuropa prolongou o recurso ao lay-off até 17 de julho, mas os trabalhadores vão receber os salários na íntegra, anunciou hoje a Comissão de Trabalhadores.

14h21 - Os alunos da escola encerrada em Faro devido ao caso positivo de Covid-19 de uma funcionária já não vão ter aulas presenciais, depois de terem sido detetados mais dois casos de funcionárias, disse hoje à Lusa o diretor do agrupamento.

14h18 - O presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz afastou hoje a hipótese de, a "curto prazo", ser necessário um cerco sanitário no concelho, devido à Covid-19, porque "não existe disseminação na comunidade que viabilize" a medida.

"O cerco sanitário implica com a vida de muita gente, de todas as pessoas do concelho e de fora dele e, portanto, acho que não é o momento do alarmismo para essa situação", afiançou.

14h14 - A Comissão Europeia aprovou hoje o regime português de apoio às empresas afetadas pela pandemia da Covid-19 na Região Autónoma da Madeira, num montante de 40 milhões de euros, após considerar este apoio "necessário, apropriado e proporcionado".

14h11 - Os centros comerciais têm atualmente 99% das lojas a funcionar e os visitantes "estão a regressar", uma semana depois da reabertura total destes espaços na Área Metropolitana de Lisboa, informou hoje a associação setorial.

14h07 - O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) assegurou, após o a audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, que apoiará decisões do Governo para conter a pandemia de Covid-19 que tenham "suporte técnico" das autoridades de saúde e a concordância dos autarcas.

"O Governo está tomar o caminho correto, ouvir os autarcas antes de tomar decisões, e depois terá de ter o suporte técnico da DGS. Qualquer decisão do Governo que tenha suporte da DGS e o apoio dos autarcas terá a nossa concordância", assegurou José Luís Ferreira.

14h03 - Cerca de 40% das consultas retomadas nas unidades de saúde das ilhas dos Açores após o pico da pandemia de Covid-19 foram realizadas em regime de telemedicina, disse hoje o presidente do Governo Regional.

13h50 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 4 vítimas mortais e 259 casos confirmados, elevando o número total de óbitos no país, desde o início da pandemia, para 1.534 e o número de infetados para 39.392.

13h49 - Os testes de despiste à Covid-19 realizados pela comitiva do Santa Clara antes do jogo frente ao Benfica, para a I Liga de futebol, tiveram todos resultados negativos, informou hoje o clube açoriano.

13h41 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 468.518 pessoas e infetou quase nove milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h27 - Dezenas de organizações, incluindo a Amnistia Internacional e a Oxfam, pediram hoje aos governos da África Oriental que reabram as fronteiras aos requerentes de asilo, alegando que o fecho, devido à Covid-19, "viola o direito internacional dos refugiados".

13h11 - Os cinco concelhos da região de Lisboa mais atingidos pela Covid-19 concentraram metade dos novos casos de contágio verificados em Portugal nas últimas duas semanas, registando um aumento de 2.230 infeções.

13h02 - Pequim continuou nos últimos dias a aumentar a sua capacidade de execução de testes para conter o surto do novo coronavírus na cidade, capital da China, para um total de um milhão de amostras por dia.

12h50 - Hospital de Évora testa doentes e profissionais após caso positivo. A unidade hospitalar indicou que "uma sua profissional do serviço de urgência", que também exercia atividade assistencial no lar de Reguengos de Monsaraz onde foi detetado um surto de Covid-19, "tinha testado positivo".

12h48 - Morreram dois utentes do lar da Misericórdia de Aljubarrota. Além dos idosos, 10 funcionários foram também infetados com o novo coronavírus.

12h28 - Três idosas com Covid-19, residentes do lar de Reguengos de Monsaraz onde foi detetado um surto da doença, estão internadas no hospital de Évora, todas "estáveis", mas uma com "apoio de oxigénio", revelou hoje o presidente do município.

12h26 - O Exército destacou seis militares que estão, desde domingo, a dar apoio ao lar de Reguengos de Monsaraz, Évora, onde foi detetado um surto de Covid-19, informou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

12h11 - A Comissão Europeia salientou hoje que a pandemia de Covid-19 veio mostrar, "mais do que nunca", a necessidade de reforçar os esforços sociais e ambientais ao nível da União Europeia, garantindo estar comprometida com as metas 'verdes'.

12h05 - Após o encontro com o Presidente da República, João Cotrim Figueiredo, deputado único e líder da Iniciativa Liberal (IL), criticou mais uma vez a proposta apresentada pela Governo sobre o Orçamento Suplementar, que contou com o voto contra do partido no Parlamento na semana passada. Em declarações aos jornalistas, o parlamentar afirmou que orçamento é um documento que se traduz numa "complicação desnecessária". "Duvido que alguma empresa consiga perceber se está ou não elegível para aquelas medidas", destacou. 

Cotrim Figueiredo apontou ainda que a proposta "não tem qualquer visão ou estratégia" atirando "tudo para o Orçamento de Estado 2021""Parece que está tudo à espera dos dinheiros que Bruxelas há de enviar", referiu ainda, denotando que a Iniciativa Liberal acredita que, a par de outros países, Portugal já deveria estar a "planear 2021 e a retoma da economia". 

Sobre a situação, em particular, o presidente da IL manifestou-se contra novas restrições de liberdades individuais se não existirem dados claros sobre o que está na base do aumento de casos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

12h01 - O PCP questionou o Governo sobre a alegada tentativa de despedimento dos trabalhadores da lavandaria hospitalar do Fundão, no distrito de Castelo Branco, e exigiu medidas para evitar a situação.

11h51 - Testes de despiste à Covid-19 "sem recurso a zaragatoa" estão a ser testado, a partir de hoje, no Sul de Inglaterra. Segundo a Reuters, este rastreio com colheita de saliva pode representar um significativo avanço na agilização da despistagem da doença pois é uma forma mais rápida e simples de realizar testes. 

11h43 - O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34% em maio face ao mesmo mês do ano anterior e 4,2% comparando com abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

11h36 - Os testes de despistagem à Covid-19 que foram realizados a 27 bombeiros da corporação do Fundão deram todos negativo, informou hoje a Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

11h32 - Cinco jogadores do Estrela Vermelha testaram positivo ao novo coronavírus, anunciou hoje o campeão sérvio de futebol, no qual alinha o avançado português Tomané.

11h16 - Prémio de Inovação da U.Porto distingue 4 projetos de "combate" ao vírus. Um revestimento para tornar superfícies antivirais, um dispositivo para monitorizar a tosse, uma terapia contra a inflamação descontrolada e o desenvolvimento de anticorpos neutralizantes foram as quatro soluções de "combate" à Covid-19 distinguidas pelo Prémio de Inovação em Saúde.

11h06 - A taxa de contágio da covid-19 voltou a subir de 1,79 para 2,88 na Alemanha, o que significa que cada portador de Covid-19 infeta, em média, quase três pessoas. A Alemanha regista até hoje 190.359 casos diagnosticados de covid-19 desde o início da pandemia, um aumento de 537 em relação a domingo. Há, no total, 8.885 vítimas mortais, mais três nas últimas 24 horas. Ainda assim, de acordo com a página oficial do Instituto Robert Koch, falta contabilizar os dados de três estados federados.

10h56 - Os suíços decidem em 27 de setembro se querem pôr fim à livre circulação de pessoas entre a Suíça e a União Europeia, num referendo promovido por uma iniciativa popular apoiada por setores conservadores, anunciou hoje o Governo suíço.

10h32 - Com o calor à porta, a DGS recordou hoje que "não existe evidência científica de que a transmissão da Covid-19 seja minimizada pelas temperaturas elevadas". Não se esqueça: "Proteja-se dos efeitos do calor e do vírus", sublinha ainda a autoridade. 

10h08 - Muito calor e humidade afetam capacidade de infeção do SARS-CoV-2. Um novo estudo - liderada pelo cientista M. Jeremiah Matson da Universidade Marshall, publicada no início de junho no periódico Emerging Infectious Diseases - aponta que o novo coronavírus se torna mais instável conforme as condições ambientais a que está sujeito.

10h02 - Perdeu rendimentos? Esta declaração evita cortes de serviços essenciaisFamílias que tenham perdido rendimentos por causa da Covid-19 não podem ter cortes nos serviços de água, luz e telecomunicações até setembro. Saiba tudo aqui

9h58 - O número de mortos em África devido à Covid-19 passou os oito mil mortos, mais 190 nas últimas 24 horas, e os 300 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

9h45 - O Boletim Oficial do Estado espanhol publica hoje uma disposição para prorrogar até 30 de junho os controlos nas fronteiras internas com Portugal, tendo em conta a necessária "natureza bilateral das medidas a tomar".

"Em resultado destas consultas, considera-se adequado manter os controlos nas fronteiras internas com Portugal durante um período adicional razoável", de acordo com a disposição.

9h43 - Cabo Verde vai passar a usar um aplicativo de telemóvel para rastreamento e deteção de quem esteve próximo a uma pessoa infetada com Covid-19 e respetivo percurso, tentando assim conter a propagação da doença, conforme legislação aprovada pelo Governo.

9h30 - Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão estudar a resposta do sistema imunológico de doentes com Covid-19 de forma a tentar prever e estratificar o "risco" da infeção, atuar preventivamente e evitar "desfechos fatais".

9h23 - A Rússia contabiliza, esta segunda-feira, 7.600 novos casos de Covid-19 no país, aumentando para 592.280 o número total de infetados, desde que a pandemia teve início. Nas últimas 24 horas, 95 pessoas morreram. O total de vítimas mortais no país é de 8.206, um número que as autoridades russas continuam a considerar relativamente baixo em comparação com os dados de ouros países.

9h18 - As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, com os investidores a permanecerem receosas com os novos surtos de Covid-19 em todo o mundo, que podem pôr em risco o regresso da atividade e a recuperação económica.

9h09 - A Coreia do Sul registou hoje 17 novos casos de Covid-19 tratando-se da menor cifra do último mês apesar de as autoridades demonstrarem preocupação pelos novos surtos que estão a surgir no país, sobretudo em Seul

8h58 - Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, vai encontrar-se hoje com peritos para finalizar a proposta da terceira fase de desconfinamento no Reino Unido, que será apresentada,  amanhã, no parlamento britânico. Segundo a Sky News, é esperado que o chefe do Governo anuncie uma redução do espaço de distanciamento social para menos de dois metros e sejam levantadas medidas restritivas, relativas, por exemplo, à retoma dos atos médicos nos hospitais e a rebertura de bares e restaurantes.

8h49 - O navio humanitário Ocean Viking zarpou hoje, após três meses parado por causa da crise provocada pela Covid-19, e segue em direção a águas líbias para resgatar migrantes naufragados no Mediterrâneo, revelou a Agência France Presse (AFP).

8h26 - Uma camisola da Juventus assinada por Cristiano Ronaldo vai ser leiloada, a partir de hoje, para ajudar o "Fundo Emergência abem: Covid-19", que se destina a ajudar os que ficaram mais desfavorecidos na sequência da pandemia.

8h14 - Índia regista 300 mortos nas últimas 24 horas. O número de contágios com o novo coronavírus na Índia aumentou para 425.282, com as infeções a crescerem nas áreas rurais, tendo as autoridades anunciado hoje 14 mil casos e 300 mortos nas últimas 24 horas.

Notícias ao MinutoGinásio ao ar livre em Mumbai, Índia© Reuters

8h03 - As condições sanitárias para a realização de uma prova de Fórmula 1 em Portimão estão todas reunidas, disse à agência Lusa o administrador do Autódromo Internacional do Algarve, num desejado regresso da modalidade a Portugal.

7h52 - A CGTP inicia hoje uma Semana Nacional de Luta com greves parciais e plenários em várias empresas do país e uma marcha em Évora em defesa da saúde e dos direitos dos trabalhadores.

7h39 - A China diagnosticou 18 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo nove em Pequim e sete oriundos do exterior, foi hoje anunciado. O novo surto foi detetado em Pequim, em 11 de junho passado, num dos maiores mercados abastecedores da região. Pequim aumentou o nível de emergência, visando conter a disseminação do surto, que somou 236 casos.

7h23 - As Honduras registaram 519 novas infeções de Covid-19 num só dia, levando as autoridades a anular a segunda fase de reabertura no país, que estava prevista começar hoje.

7h11 - Os Estados Unidos registaram mais 304 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo os 119.959 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

7h05 -  A Câmara de Monchique, no interior do Algarve, adquiriu duas máquinas de ozono para purificar o ar como prevenção para a Covid-19, mas as autoridades de saúde questionam a eficácia deste método de desinfeção.

7h00 - O México superou os 180 mil casos e as 21 mil mortes devido à Covid-19, depois de as autoridades anunciarem 5.343 contágios e 1.044 óbitos nas últimas 24 horas.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram ontem sobre a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório