Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Reino Unido com mais 15 mortes, menor registo diário desde março

O Reino Unido registou esta segunda-feira mais 15 mortes, o valor mais baixo num só dia desde o início de março, segundo o balanço do ministério da Saúde britânico.

Reino Unido com mais 15 mortes, menor registo diário desde março
Notícias ao Minuto

15:01 - 22/06/20 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Covid-19

O Reino Unido registou mais 15 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 42.647 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta segunda-feira as autoridades de Saúde britânicas. Este é o registo diário mais baixo desde, pelo menos, 15 de março, dia em que foram anunciados 14 óbitos, e o registo diário mais baixo desde o início do confinamento, a 23 de março.

Em comparação com domingo, em que foram registadas 42.632 mortes acumuladas, verifica-se hoje uma taxa de variação de 0,04%. Sublinhe-se, porém, que os valores durante o fim de semana podem ser afetados pela demora no processo administrativo do registo dos óbitos

Nas últimas 24 horas, foram identificadas mais 958 pessoas com diagnóstico positivo, também uma descida em relação à véspera (1.221). Até ao momento, 305.289 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região - Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

Ainda no último dia, foram levados a cabo 139.659 testes para detetar a doença, registando-se um total de mais de 8 milhões de amostras até agora naquele país desde o início da pandemia.

O declínio significativo na mortalidade poderá encorajar o governo britânico a avançar para a terceira fase do plano de fim do confinamento a 4 de julho, com a abertura de bares, restaurantes, hotéis e cabeleireiros, entre outros negócios. 

Uma questão chave será a decisão sobre a potencial alteração da medida de distanciamento social, atualmente estipulada em dois metros, mas que várias empresas e políticos têm pressionado o governo a reduzir para um metro devido à dificuldade em manter certos negócios viáveis economicamente. 

O primeiro-ministro, Boris Johnson, vai discutir as mudanças propostas com o comité de estratégia da Covid-19 hoje à tarde, com a presença do consultor científico, Patrick Vallance, e do diretor-geral de saúde de Inglaterra, Chris Whitty.

A decisão e os planos finais deverão ser anunciados na terça-feira no parlamento. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório