Navio humanitário Ocean Viking retoma resgates no Mediterrâneo
O navio humanitário Ocean Viking zarpou hoje, após três meses parado por causa da crise provocada pela covid-19, e segue em direção a águas líbias para resgatar migrantes naufragados no Mediterrâneo, revelou a Agência France Presse (AFP).

© Lusa

Mundo Covid-19
Segundo o jornalista da AFP, que segue a bordo do Ocean Viking, o navio humanitário fretado pela organização não-governamental SOS Méditerranée, que aplicou um protocolo rigoroso para impedir a propagação do coronavírus a bordo, levantou âncora de Marselha por volta das 08:30 (07:30 em Lisboa) e planeia regressar na quinta-feira àquela zona do Mediterrâneo central.
Desde 20 de março, que o navio tinha suspensas as operações devido à pandemia de covid-19, o que fez com que a parceria com a organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras terminasse em meados de abril, segundo a qual essas operações de resgate não poderiam esperar pelo fim da crise sanitária.
Entre o início de janeiro e o final de maio, as saídas de migrantes da costa da Líbia aumentaram 120%, em comparação com o mesmo período do ano passado, ou seja 8.311 pessoas contra as 3.712 de 2019, segundo os dados das Nações Unidas.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 465 mil mortos e infetou mais de 8,8 milhões de pessoas em todo o mundo.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários