Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Alunos de escola encerrada em Faro já não vão ter aulas presenciais

Os alunos da escola encerrada em Faro devido ao caso positivo de covid-19 de uma funcionária já não vão ter aulas presenciais, depois de terem sido detetados mais dois casos de funcionárias, disse hoje à Lusa o diretor do agrupamento.

Alunos de escola encerrada em Faro já não vão ter aulas presenciais
Notícias ao Minuto

13:59 - 22/06/20 por Lusa

País Covid-19

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, foi encerrada na quinta-feira após a deteção de um caso de covid-19 relativo a uma funcionária e os alunos foram transferidos para outra escola do agrupamento para continuarem a ter aulas presenciais.

No entanto, explicou Francisco Soares, após a deteção de mais dois casos, o agrupamento decidiu "suspender em definitivo a atividade letiva presencial" e colocar hoje os alunos em ensino à distância, até sexta-feira, quando encerra o ano letivo.

Após a deteção dos dois novos casos -- rastreados num grupo de 19 pessoas que tinha contactado com a primeira infetada - a escola elaborou uma nova lista de contactos próximos a estas funcionárias, que já incluiu também elementos da direção e professores.

O pessoal incluído neste novo grupo de 19 pessoas foi testado no domingo de manhã e os resultados "são todos negativos", referiu Francisco Soares, que acredita, por isso, que a escola conseguiu circunscrever aquele foco de infeção.

"Penso que conseguimos uma relativa estabilidade e quero acreditar que temos a situação do foco sob controlo. Queremos acreditar que não há mais nenhuma infeção dentro da escola", sublinhou, atribuindo o "sucesso" da operação ao facto de o agrupamento ter um "bom plano de contingência".

As funcionárias que estão infetadas e em isolamento -- e que se encontram assintomáticas - estão a ser acompanhados pela escola e pelos seus psicólogos, que estão também a prestar apoio a toda a comunidade escolar que se sinta "com mais receios", acrescentou Francisco Soares.

A investigação epidemiológica deste foco de infeção está a ser conduzida pela delegada regional de Saúde do Algarve, que irá "identificar e manter em isolamento profilático e vigilância os contactos diretos dos casos confirmados".

A covid-19 é uma doença transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório