Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Carta de Van Gogh e Gauguin vendida por mais de 200 mil euros em leilão

A missiva data de novembro de 1888 e foi endereçada a um amigo comum, também pintor, Emile Bernard.

Carta de Van Gogh e Gauguin vendida por mais de 200 mil euros em leilão
Notícias ao Minuto

09:07 - 17/06/20 por Sara Gouveia

Mundo Leilão

Uma carta conjunta enviada, em novembro de 1988, por Vincent Van Gogh e Paul Gauguin ao amigo comum, também pintor, Emile Bernard foi ontem arrematada num leilão em Paris por 210.600 euros.

Na missiva de quatro páginas, os pintores falam nas suas visitas a bordéis e partilham a sua admiração mútua. Referem ainda o seu desejo de reavivar a arte moderna e criar uma associação de pintores.

O texto foi enviado de Arles, no sul da França, e data de 1/2 de novembro de 1888, menos de dois anos antes de Van Gogh ter morrido, aos 37 anos. Gauguin chegou à cidade francesa, onde Van Gogh vivia, em outubro de 1888 e os dois passaram vários meses atribulados a pintar. Foi durante essa visita que Van Gogh perdeu a orelha.

"Temos ido a bordéis e é provável que comecemos a ir trabalhar para lá várias vezes", pode ler-se. A carta enfatizava ainda que o seu trabalho se estava a tornar o que Van Gogh chamou "um imenso renascimento".

No final da carta, Van Gogh passa a caneta a Gauguin que pede ao amigo que "não dê ouvidos a Vincent". "Sabe como ele é impressionável", acrescenta.

A leiloeira, Drouot, refere em comunicado que "o documento reflete a imensa lucidez destes artistas quanto às mudanças que ocorrem em seu redor. São plenamente conscientes de que a sua arte marca um ponto de inflexão que só será entendido pelas gerações futuras".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório