Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: 20 casos em fruteira do Bombarral. Chile supera 2 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: 20 casos em fruteira do Bombarral. Chile supera 2 mil mortes
Notícias ao Minuto

07:35 - 07/06/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O arranque da época balnear nas praias do Algarve, de Almada, de Cascais e da Nazaré sob regras de distanciamento social e lotação, devido à pandemia de Covid-19, decorreu ontem sem incidentes e, de acordo com a Autoridade Marítima Nacional, "houve um cumprimento geral das pessoas, as praias não estavam muito preenchidas".

Contudo, nem todos os balanços são os melhores. Durante a noite de sábado, o Programa de Estabilização Económica e Social foi publicado em Diário da República e, segundo o suplemento do diploma, o Governo estima uma queda do PIB de 6,9% este ano, devido ao surto

Ainda no quadro macroeconómico publicado, é também revelado que o Executivo prevê uma taxa de desemprego este ano de 9,6% e de 8,7% em 2021

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - O registo deste domingo termina por aqui e será retomado na manhã de segunda-feira. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h22 - Atualização do Chile. O Chile corrigiu hoje o número de mortos no âmbito da pandemia da Covid-19, acrescentando 653 óbitos de março e abril, elevando o total para 2.290, registando também um recorde de infeções e vítimas mortais nas últimas 24 horas.

23h13 - pandemia do novo coronavírus fez pelo menos 400.581 vítimas mortais desde o seu aparecimento, em dezembro na China, segundo o balanço diário da Agência France Press feito hoje com base em fontes oficiais.

22h35 - A federação de sindicatos da Construção Civil considerou hoje que "é urgente" uma "estratégia global que defenda a saúde" dos trabalhadores do setor, assinalando que os testes de despistagem à Covid-19 "não bastam".

22h30 - Situação no Bombarral. O número de casos de infeção por Covid-19 na central fruteira 'O Melro', no Bombarral, subiu de 11 para 20, depois de serem conhecidos os resultados dos testes realizados a todos os trabalhadores, foi hoje anunciado.

21h05 - Atualização na Venezuela. O número de casos confirmados e de mortos associados à Covid-19 mais do que duplicou nos últimos quinze dias na Venezuela, passando os doentes infetados de 1.010 para 2.216 e as mortes de 10 para 22.

20h57 - Atualização em Angola. Angola registou hoje três novos infetados de covid-19, todos de transmissão local, perfazendo o total de 91 casos positivos, dos quais quatro óbitos e 24 recuperados, informaram as autoridades sanitárias angolanas.

20h54 - O líder do PCP admitiu hoje que não tem ilusões quanto à eficácia no "curto prazo" para do plano do Governo para responder à crise causada pela pandemia da covid-19, atacou "insuficiências", mas registou "aproximações" dos socialistas.

19h41 - Atualização na Madeira. A Madeira regista cinco casos ativos com infeção por Covid-19, menos dois do que os reportados sábado, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde da Região (IASAÚDE).

19h40 - Cuba declara pandemia controlada. O país registou o oitavo dia sem vítimas mortais ligadas ao novo coronavírus e prepara-se para anunciar medidas de desconfinamento gradual ao longo da próxima semana, anunciou hoje o presidente da república Miguel Diaz-Canel.

18h35 - Atualização na Rússia. As autoridades russas anunciaram hoje que morreram 134 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, tendo registado quase 9.000 novos casos no sábado.

18h34 - Visita aos Açores. O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que os profissionais de saúde do Nordeste, concelho mais afetado pela pandemia da Covid-19 nos Açores, são um "exemplo a nível nacional".

18h31 - Fecho de hospital dos CovõesA ministra da Saúde afirmou hoje não ter conhecimento oficial da intenção do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vir a encerrar a Urgência do Hospital dos Covões e diz que qualquer decisão tem de ser técnica.

18h29 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apelou hoje à leitura da imprensa, nomeadamente da regional, voltando a dizer que "o risco da transmissão do vírus [da Covid-19] através do papel é muito pequeno".

17h19 - Atualização a nível global. O número de mortes por Covid-19 em todo o mundo ultrapassou a barreira dos 400.000, de acordo com os dados fornecidos hoje pela universidade John Hopkins, nos Estados unidos da América (EUA).

17h16 - Atualização em Itália. Itália reportou mais 53 óbitos nas últimas 24 horas, uma taxa de variação de 0,2% face a ontem, divulgou este domingo a Proteção Civil italiana. No total, o número de vítimas mortais é agora de 33.899. 

16h54 - Nova estratégia para Lisboa. As autoridades de saúde vão adotar uma nova estratégia no combate à Covid-19 na região e Lisboa que passa pelo acompanhamento mais focado nos casos positivos, depois da fase de rastreios para detetar focos da doença.

16h50 - Situação nos lares. A ministra da Saúde garantiu hoje que os lares e residências para idosos serão visitados por equipas de saúde familiar "enquanto durar" a pandemia, mas a inclusão definitiva dessa rotina será avaliada "num momento posterior".

16h23 - Sánchez confiante em acordo com Portugal. O primeiro-ministro de Espanha espera chegar a um acordo para abrir as fronteiras terrestres do país no início de julho com Portugal, "sem dúvida alguma", que é liderado pelo seu "amigo" António Costa.

16h10 - Atualização em Espanha. Espanha registou um óbito nas últimas 24 horas e 72 mortes nos últimos sete dias, indicou hoje o Ministério da Saúde espanhol. O número total de vítimas mortais no país é agora de 27.136.

16h05 - Conferência da DGS. A ministra da Saúde disse hoje que se revê no motivo do protesto contra o racismo que juntou milhares de pessoas em várias cidades do país, mas voltou a apelar ao civismo de manifestantes e organizadores, em contexto de pandemia.

"Não estamos em estado de emergência e, portanto, o direito à manifestação existe e cabe aos organizadores dessas manifestações garantirem que as regras de saúde pública (...) são cumpridas", frisou a ministra.

15h45 - Atualização no Reino Unido. De acordo com os últimos dados divulgados pelas autoridades de saúde britânicas, o Reino Unido registou mais 77 mortes, sendo agora 40.542 o número total de vítimas mortais. 

15h40 - Conferência da DGS. Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a ser a região do país com mais casos diários de infeção por Covid-19, com 75% dos 342 casos reportados hoje em cinco regiões, segundo a Direção-Geral da Saúde.

15h26 - A ministra da Saúde disse hoje que Portugal está "a preparar uma nova reserva estratégica" de equipamentos e materiais para responder à Covid-19, porque não pode "baixar a preparação para a doença".

15h08 - Protestos? Questionado sobre as manifestações que decorreram, este sábado, de Norte a Sul do país, contra a violência policial e o racismo, o Presidente da República sublinhou que "as autoridades de saúde é que sabem".

14h42 - O Programa de Estabilização Económica e Social prevê um conjunto de medidas que visam responder à crise gerada pela pandemia de Covid-19 e que abrangem áreas como ensino superior, saúde, cultura ou turismo. Conheça aqui as principais medidas.

14h15 - O Governo vai realizar várias obras nas empresas públicas de transporte, destacando-se, no Porto, uma sede para o Metro e a ligação da estação da Galiza com o Hospital Centro Materno-Infantil.

13h58 - A pandemia do novo coronavírus já causou 399.907 mortos no mundo inteiro desde o seu aparecimento em dezembro na China, segundo um balanço da agência AFP feito a partir de fontes oficiais.

13h42 - A Santa Sé anunciou hoje que, atualmente, não há mais casos novos de pessoas infetadas pelo novo coronavirus no Vaticano, no mesmo dia em que o Papa Francisco considerou que a Itália "superou a pandemia".

13h39 - Há 9 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu, aqui. 

13h37 - O Governo propõe voltar a instituir o Crédito Fiscal Extraordinário de Investimento e destina uma verba de 220 milhões de euros para apoiar empresas que redirecionaram a sua produção para as necessidades relacionadas com a Covid-19.

13h25 - A capacidade do programa de apoio alimentar vai ser duplicada de 60.000 para 120.000 beneficiários, devido à crise gerada pela pandemia de Covid-19, de acordo com o Programa de Estabilização Económica e Social, hoje publicado.

13h24 - Começou a conferência da DGS sobre a incidência do novo coronavírus em Portugal. 

Em direto para o país, Marta Temido foi a primeira responsável a tomar a palavra, esclarecendo que "dos 255 novos casos em Lisboa e Vale do Tejo, 101 provêm da operação de rastreios na Área Metropolitana de Lisboa".

13h06 - Já há dados de Portugal. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado, este domingo, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o nosso país conta, desde o início da pandemia, com 34.693 casos confirmados e 1.479 vítimas mortais devido à Covid-19. Em relação ontem, Portugal contabiliza mais cinco mortes e  342 infetados.

13h00 - A linha de apoio social a trabalhadores da Cultura vai dispor de 34,3 milhões de euros, segundo o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), aprovado na quinta-feira e publicado no sábado no Diário da República.

12h45 - O investimento de 60 milhões de euros para a retirada de estruturas com amianto das escolas públicas vai ser totalmente assegurado por fundos comunitários, segundo o Plano de Estabilização Económica e Social.

12h40 - Do estacionamento à ida ao bar: 6 dicas para ir à praia em segurança. A Deco Proteste disponibilizou uma "cábula" para aproveitar a praia sem correr riscos desnecessários.

12h31 - O Governo vai atribuir 20 milhões de euros aos municípios para promoveram a informação cadastral simplificada, segundo o Plano de Estabilização Económica e Social (PEES) publicado no sábado à noite em Diário da República.

12h06 - O Governo vai criar uma contribuição adicional de solidariedade sobre o setor bancário, esperando conseguir arrecadar uma receita de 33 milhões de euros para resposta à crise.

11h33 - As medidas para reforço do Serviço Nacional de Saúde este ano rondam os 100 milhões de euros, segundo o Plano de Estabilização Económica e Social publicado no sábado à noite em Diário da República.

11h27 - O Turismo de Portugal terá disponíveis 86 milhões de euros para promoção de rotas aéreas, organização de eventos e extensão do apoio a microempresários, de acordo com o Programa de Estabilização Económica e Social.

11h25 - O Governo pretende que a Madeira e os Açores possam aumentar o seu endividamento líquido até 10% do Produto Interno Bruto (PIB) regional para responder aos impactos da pandemia de covid-19, uma medida que representa 948 milhões de euros.

11h09 - A Índia registou 9.971 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário, após 10 semanas de confinamento e na véspera de o país reabrir centros comerciais, hotéis e espaços religiosos.

11h03 - Como é que os restaurantes garantem a segurança? DGS explica. Se está relutante em ir 'comer fora', recorde as principais orientações seguidas pelos restaurantes para combater a Covid-19.

10h58 - Mais de 16 mil alunos e professores estão em quarentena e cerca de cem escolas fecharam em Israel após serem detetados 360 casos de infeção com Covid-19 na comunidade educativa desde o regresso à escola pós-confinamento.

10h46 - O Governo pretende até ao final da legislatura ter em teletrabalho pelo menos 25% dos funcionários públicos com funções compatíveis com esta modalidade laboral, prevendo um investimento público de 4,4 milhões de euros nesta área.

10h38 - A Grécia prolongou o confinamento imposto desde março nos campos de migrantes superlotados por mais duas semanas para conter a propagação do coronavírus, enquanto se prepara para uma retoma do turismo, setor essencial para a economia daquele país.

09h55 - O que já se sabe sobre o Orçamento Suplementar? O Governo vai aprovar na próxima terça-feira, dia 9 de junho, a proposta de Orçamento Suplementar relacionada com a Covid-19 que refletirá o Programa de Estabilização Económica e Social que vai vigorar até ao final do ano.

09h32 - Uma empresa criou um puxador para abrir portas sem uso das mãos, para prevenir a propagação da Covid-19, e na próxima semana vão ser instalados mil em hospitais, que pedem mais 4.500 só para a região centro.

09h14 - O número de mortos em África devido à Covid-19 passou nas últimas 24 horas a barreira dos cinco mil, em mais de 183 mil casos, nos 54 países, segundo os dados da pandemia no continente.

09h09  - Máscara, distanciamento, etiqueta e higiene. Os 4 'pilares' da segurança. "Máscara + distanciamento + etiqueta respiratória + higiene das mãos = Medidas Preventivas". São estes os quatro 'pilares' de que não nos podemos esquecer para combater a pandemia da Covid-19 que atravessamos. 

09h03 - O Coliseu de Roma, um dos mais famosos ícones não só da cidade mas também de Itália, já abriu ao público após ter estado três meses encerrado devido à pandemia do novo coronavírus. A Reuters tem a reportagem.

08h57 - O Paquistão ultrapassou hoje as 2 mil mortes por Covid-19 e aproxima-se dos 100 mil casos de infeção, levando o primeiro-ministro a alertar a população de que terá de aprender a viver com o vírus.

08h26 - O analista guineense Rui Jorge Semedo disse à Lusa que a campanha de caju, principal produto de exportação da Guiné-Bissau, pressionou o desconfinamento no país, onde já foram registadas quase 1.400 infeções pelo novo coronavírus.

08h22 - O vereador lusocanadiano Martin Medeiros disse que os portugueses no Canadá enfrentam atualmente algumas dificuldades, nomeadamente de acesso a apoios estatais e devido ao envelhecimento, e constituem "uma comunidade que se preocupa muito com o bem-estar dos outros".

07h46 - Segundo a atualização dos dados sobre a evolução epidemiológica na Alemanha, realizada pelo Instituto Robert Koch este domingo, o país está perto de ultrapassar os 184 mil infetados no país, desde o início do surto da Covid-19. 

07h30 - Em Portugal, as exportações devem cair 15,4% este ano, devido à pandemia da Covid-19, e crescer 8,4% em 2021, segundo o cenário macroeconómico que integra o Programa de Estabilização Económica e Social.

07h27 - O Brasil registou 904 mortes e 27.075 mil casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde. Ao todo, o país já confirmou 672.846 casos e 35.930 mortes provocadas pela covid-19.

07h24 - Os Estados Unidos registaram 749 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para quase 110 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins. No que diz respeito ao número de infetados, o país ultrapassou os 1,9 milhões de casos de contágio, sendo que cerca de 500 mil pessoas foram dadas como curadas.

07h10 - As autoridades de saúde mexicanas registaram no sábado 341 novas mortes por Covid-19, o número mais baixo nos últimos quatro dias, atingindo 13.511 óbitos desde o início da pandemia.

07h04 - Despido da tradicional folia, sem turistas e com os poucos moradores que resistiram aos despejos, o bairro lisboeta de Alfama vive hoje dias de saudade. O cancelamento dos arraiais e das marchas, devido à pandemia, transformou-se num "silêncio magoado".

07h00 - A China registou o primeiro caso de contágio local com a Covid-19 em duas semanas, uma pessoa infetada na ilha de Hainan, na costa sul, informaram hoje as autoridades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório