Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Como é que os restaurantes garantem a segurança? DGS explica

Se está relutante em ir 'comer fora', recorde as principais orientações seguidas pelos restaurantes para combater a Covid-19.

Como é que os restaurantes garantem a segurança? DGS explica
Notícias ao Minuto

10:59 - 07/06/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Com a terceira fase do desconfinamento, muitos restaurantes voltaram a servir refeições nos seus espaços. Contudo, este regresso a uma certa 'normalidade' acarretou a adoção de medidas de segurança e prevenção para a Covid-19, tanto por parte dos clientes como dos estabelecimentos. 

E se já sabemos de cor as regras de proteção gerais - higienização das mãos, uso de máscara obrigatória e distanciamento social -, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recordou, este domingo, algumas das medidas que são levadas a cabo pelos restaurantes. 

Em primeiro lugar, os colaboradores "não devem entrar em contacto com alimentos expostos e prontos a comer com as próprias mãos", devendo sempre utilizar "utensílios adequados" para manusear os alimentos. 

Quanto ao espaço, é recomendado que todas as zonas de contacto frequente - como "maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos ou outras superfícies" - sejam desinfetadas pelo menos "seis vezes por dia", com "recurso a detergentes adequados". Contudo, as mesas utilizadas pelos clientes devem ser higienizadas e as toalhas trocadas entre cada refeição. 

Deve ser também assegurado no estabelecimento "uma boa ventilação e renovação frequente de ar", por exemplo, através da abertura de janelas e portas. "Em caso de utilização de ar condicionado, esta deve ser feita em modo de extração e nunca em modo de recirculação do ar", aponta a DGS

No que diz respeito aos equipamentos do restaurante, especialmente aos considerados "críticos", tais como "terminais de pagamento automático e ementas", os restaurantes devem desinfetar esses objetos "após cada utilização", mais uma vez, com "recurso a detergentes adequados". 

Sobre a loiça e utensílios utilizados pelos clientes, esta deve ser "lavada na máquina de lavar com detergente e temperatura elevada (80-90ºC). 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório