Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Máscara, distanciamento, etiqueta e higiene. Os 4 'pilares' da segurança

Direção-Geral da Saúde recorda passos necessários para nos mantermos seguros face à pandemia da Covid-19.

Máscara, distanciamento, etiqueta e higiene. Os 4 'pilares' da segurança
Notícias ao Minuto

09:09 - 07/06/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

"Máscara + distanciamento + etiqueta respiratória + higiene das mãos = Medidas Preventivas". São estes os quatro 'pilares' de que não nos podemos esquecer para combater a pandemia da Covid-19 que atravessamos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) recorreu às redes sociais para reiterar o aviso e apelar especialmente aos jovens que o cumpram. 

A máscara, por si só, "não dá imunidade". "O uso de máscara na comunidade é apenas uma medida adicional de proteção" que tem de ser acompanhada do distanciamento social, da etiqueta respiratória que implica tossir e espirrar para o antebraço e da higiene das mãos - lavá-las durante pelo menos 20 segundos ou com uma solução de base alcoólica. 

De recordar que este sábado, na segunda conferência diária da incidência do novo coronavírus em Portugal, Graça Freitas afirmou que o uso da máscara é apenas uma medida adicional, que ajuda a proteger da Covid-19, mas que não confere imunidade.

"A máscara é uma medida adicional, ajuda a proteger, é um método de barreira, mas não nos dá imunidade", vincou a responsável. Se assim fosse, se a máscara protegesse a 100% do contágio, "o assunto do mundo estava resolvido", acrescentou ainda, reforçando o apelo  ao comportamento das pessoas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório