Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Do estacionamento à ida ao bar: 6 dicas para ir à praia em segurança

A Deco Proteste disponibilizou uma "cábula" para aproveitar a praia sem correr riscos desnecessários.

Do estacionamento à ida ao bar: 6 dicas para ir à praia em segurança
Notícias ao Minuto

12:40 - 07/06/20 por Notícias ao Minuto

País Deco Proteste

É oficial, a época balnear já arrancou. Contudo, este ano a pandemia obriga-nos a uma série de precauções nas idas à praia. Se o distanciamento social, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória já são medidas preventivas que temos vindo a mecanizar, tudo o que engloba em ir à praia pode ainda não ser assim tão instintivo. 

Para garantir que não se esquece de nenhum procedimento ou medida de proteção contra o vírus, a Deco Proteste deixou "uma cábula" para todos os banhistas e veraneantes: 

1 - Antes de sair de casa, verifique sempre a lotação das praias, por exemplo, nas apps 'Posso ir?' ou 'InfoPraia'. "Se houver indicação de frequência elevada ou completa (cor amarela ou vermelha), pondere a deslocação", pois pode não conseguir um lugar para estacionar, caso vá de carro, ou para estender de forma segura a tolha no areal. "Por precaução, além da toalha e do protetor solar, junte gel desinfetante e máscaras ao saco da praia. Não vale a pena levar bola, disco ou raquetes, porque não são permitidos jogos em grupo", lembra a associação. 

2 - Se levar carro, estacione apenas nos locais autorizados e siga as recomendações indicadas no local. "Deve estar bem sinalizado o caminho que leva à praia". 

3 - Nos acessos à praia use sempre calçado e "circule pela direita, mantendo-se a um metro e meio de outros utentes, que não pertençam ao seu grupo". Caso haja percursos assinalados siga sempre estas rotas. "Verifique as regras de conduta no edital, à entrada da praia,  e respeite-as à risca". 

4 - Já no areal, escolha um local que permita uma distância de, pelo menos, um metro e meio de banhistas de outros grupos e mantenha este distanciamento nas deslocações, à beira-mar e no banho. "Caso tenha chapéu de sol, deve afastá-lo três metros dos que já estiverem no areal, contados a partir do limite exterior".

5 - Ser for ao bar ou à casa de banho, leve sempre "a máscara e calçado". Guarde dois metros de distância de segurança de outros utentes e dos funcionários e higienize as mãos à entrada e à saída.

6 - Quando sair da praia, "siga os caminhos marcados, guarde a distância de segurança e deixe os resíduos nos contentores adequados". Recorde-se que as máscaras, as luvas e qualquer outro equipamento descartável de proteção "devem ser depositadas no do lixo indiferenciado, tal como os restos de comida e as pontas de cigarro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório