Onda de calor atinge Alemanha com críticas ao governo

A Alemanha enfrenta uma onda de calor que deverá atingir o pico na quarta-feira, com máximas de 40 graus, tendo associações e oposição exigido ao Governo mais medidas de proteção face às temperaturas extremas.

Onda de calor, Alemanha,
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Lusa
01/07/2025 18:45 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Alemanha

De acordo com o Serviço Meteorológico da Alemanha (DWD), as temperaturas podem chegar aos 40 graus acompanhadas de fortes trovoadas, chuva e granizo. Estão hoje em vigor avisos de calor extremo para várias regiões do país, especialmente no oeste e sudoeste. Apenas no litoral e nas cadeias montanhosas se prevê que a temperatura se mantenha abaixo dos 30 graus.

 

Várias associações e partidos da oposição exigiram mais medidas de proteção contra o calor extremo. Os Verdes insistiram no apoio às autoridades locais, aos hospitais e aos lares de idosos, e a Cáritas pediu um "pacote de medidas convincente".

A associação Paritatischer Wohlfahrtsverbrand admitiu que este problema afeta os mais pobres que vivem em apartamentos com mau isolamento térmico e sem ar condicionado. Entre outras reivindicações, a associação pediu acesso gratuito a água potável e a mais espaços verdes.

Há registo de pelo menos sete incêndios florestais no sul da região de Brandeburgo, que já levaram à evacuação de uma aldeia, de acordo com o jornal Bild. Fortes tempestades também levaram ao corte de trânsito em algumas zonas da região de Bade-Vurtemberga.

Devido ao calor persistente, os níveis dos rios Elba e Saale continuam a cair com consequências para a navegação.

Segundo as estimativas da Agência Federal do Meio Ambiente alemão e do Instituto Robert Koch, cerca de três mil pessoas morreram devido ao calor entre 2023 e 2024 na Alemanha. Os afetados foram principalmente pessoas com mais de 75 anos.

Em geral, o mês de junho na Alemanha foi excecionalmente quente e seco. Especialistas sublinharam que as mudanças climáticas estão a provocar ondas de calor mais frequentes, mais severas e duradouras.

O recorde de calor na Alemanha é de 41,2 graus, medido a 25 de julho de 2019.

Pode ver, na galeria acima, imagens da onda de calor na Alemanha.

Leia Também: Vaga de calor em Itália aumenta admissões nas urgências e causa apagões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas