Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Recusada amnistia a Edward Snowden

A possibilidade de Edward Snowden vir a ter amnistia, colocada em cima da mesa plo responsável da NSA Richard Ledgett, foi recusada pelo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Caitlin Hayden, e pelo director da agência, Keith Alexander, conta o Wall Street Journal.

Recusada amnistia a Edward Snowden
Notícias ao Minuto

16:48 - 17/12/13 por Notícias ao Minuto

Mundo NSA

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Caitlin Hayden, pôs de parte a possibilidade de conceder amnistia a Edward Snowden, segundo o Wall Street Journal.

Isto depois de Richard Ledgett, encarregue de avaliar os danos provocados pela divulgação de documentos secretos da Agência de Segurança Nacional (NSA), ter admitido, no programa ‘60 Minutos’, da CBS News, que na sua "perspectiva pessoal vale a pena discutir" a possibilidade de conceder amnistia ao ex-agente da NSA, caso este parasse com a divulgação dos documentos.

"Eu iria precisar de garantias de que os restantes documentos podem ser resgatados de forma segura, e o meu nível de exigência em relação a essas garantias seria muito elevado. Seria necessário mais que uma simples promessa da parte dele”, acrescentou o responsável, ciente de que a proposta iria ser vista com resistência entre responsáveis pelos serviços secretos.

A possibilidade de Snowden vir a ter amnistia já era pouco provável, dada a insistência da NSA nos graves prejuízos causados pelo antigo gente à segurança nacional dos EUA.

Para o director da agência, Keith Alexander, conceder amnistia a Snowden seria visto uma espécie de recompensação pelos seus actos e poderia incentivar a prática de actos semelhantes no futuro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório