Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cabo Verde: Casos anunciados são todos em hospital psiquiátrico na Praia

As autoridades de saúde cabo-verdianas informaram que todos os 27 casos de infeção pelo novo coronavírus anunciados hoje foram detetados no Hospital psiquiátrico da Trindade, na cidade da Praia, que elevou o total para 218 no país.

Cabo Verde: Casos anunciados são todos em hospital psiquiátrico na Praia
Notícias ao Minuto

21:23 - 07/05/20 por Lusa

Mundo Cabo Verde

"Os casos de hoje são do Hospital da Trindade. Temos 20 pacientes e sete profissionais de apoio [infetados]", disse o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da doença no país.

Questionado sobre como as autoridades de saúde chegaram à unidade hospitalar, Artur Correia referiu que há um psicólogo que tem ligações com o hospital e que acusou a doença.

O diretor nacional de Saúde avançou que, independentemente desta situação, as autoridades estão a fazer a triagem em todos os serviços do Hospital Agostinho Neto, que tutela a unidade da Trindade, com instalações na zona com o mesmo nome e distando cerca de três quilómetros do centro da Praia.

"E desta vez coube ao Hospital da Trindade, mas é uma rotina que estamos a fazer em todos os serviços", prosseguiu Artur Correia, garantindo que as autoridades de saúde vão tomar medidas para reforço da vigilância e da prevenção nessa unidade hospitalar, já que os sete funcionários vivem nas suas comunidades e regressam todos os dias para o trabalho.

"Os doentes estão internados e, eventualmente, poderá ser essa a via da introdução do vírus no Hospital da Trindade", referiu, adiantando que vão ser tomadas "todas as medidas corretivas de eventuais falhas que tenha havido", para se poder proteger "todos os doentes e os profissionais", garantiu o diretor.

O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, acrescentou que o Conselho de Administração do Hospital Agostinho Neto já esteve reunido com a Direção Nacional de Saúde, para as medidas no que diz respeito a espaços de isolamento para as pessoas infetadas, mas também de reforço de recursos humanos e logística das refeições.

Segundo Arlindo do Rosário, "uma série de medidas" já foram tomadas e "vão assegurar, não só o funcionamento normal, mas a proteção e o seguimento das pessoas infetadas pela covid-19".

Com estes sete no Hospital da Trindade, o diretor nacional disse que elevam-se para 21 o total de profissionais de saúde em Cabo Verde infetados com o novo coronavírus.

Cabo Verde regista 218 casos acumulados de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (159), Boa Vista (56) e São Vicente (03), e 38 considerados recuperados. 

Em todo o país, duas pessoas acabaram por morrer, na Praia e na Boa Vista, e dois turistas estrangeiros, também infetados, regressaram aos países de origem, totalizando por isso 176 casos ativos em Cabo Verde. 

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 263 mil mortos e infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Mais de 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório