Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nações Unidas condenam atentado suicida no Mali

O Conselho de Segurança e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenaram hoje o atentado suicida no norte do Mali que matou dois soldados senegaleses da ONU, além de outros mlitares, reivindicado pelos jihadistas.

Nações Unidas condenam atentado suicida no Mali
Notícias ao Minuto

22:04 - 14/12/13 por Lusa

Mundo Soldados

Ban Ki-moon indicou, num comunicado, que pelo menos sete capacetes azuis e quatro soldados malianos também morreram no atentado.

"Todos os responsáveis por este ato criminoso devem ser julgados", declarou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, acrescentando que a população deve apoiar o processo de paz através do voto na segunda volta das eleições parlamentares de domingo.

Antes, o Conselho de Segurança apresentou a sua "mais firme condenação ao atentado liderado por assaltantes armados e não identificados" contra a força da ONU no Mali, a Minusma, no norte do país, segundo um comunicado divulgado este sábado.

"Os membros do Conselho de Segurança reiteram o seu apoio total à Minusma e às forças francesas que as suportam", refere o texto.

Este órgão da ONU sublinhou que os responsáveis deste ataque devem prestar contas e apelou ao governo do Mali para investigar rapidamente este atentado para que os seus autores possam ser julgados.

O atentado suicida aconteceu em Kidal, no norte do Mali, e provocou também vários feridos, após a explosão de um veículo armadilhado e foi reivindicado já por um jihadista do Mali, Sultan Ould Badi, em contacto telefónico para a AFP.

A França, que lançou uma operação militar no Mali no passado mês de janeiro, a pedido das autoridades de Bamako, para travar o avanço dos islamitas que se deslocavam do norte para a capital, começou a retirar as suas tropas em abril, ficando a presença militar estrangeira nas mãos da Minusma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório