Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Marcelo promulga nova Emergência. Mais 217 mortos no Brasil

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Marcelo promulga nova Emergência. Mais 217 mortos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:30 - 17/04/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

São já 657 o número de vítimas mortais devido à Covid-19 em Portugal e mais de 19 mil os infetados. A boa notícia é que também o número de casos recuperados continua a subir, sendo já 519.

Nas últimas 24 horas, os novos casos registaram um aumento inferior a 1%, algo que, apesar de positivo, deve ser interpretado "com cautela", alertou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa de hoje.

Com a prorrogação do Estado de Emergência aprovada, pela segunda vez, esta quinta-feira, o Conselho de Ministros reúne-se na tarde de hoje para delinear as medidas concretas deste prolongamento.

O regresso gradual e controlado à atividade normal está a ser planeado e o Presidente da República reafirmou hoje que irá participar na sessão comemorativa do 25 de Abril no parlamento, "com um número exíguo de deputados", e do 10 de Junho, numa "cerimónia simbólica" junto ao Mosteiro dos Jerónimos.

Lá fora, a pandemia do novo coronavírus continua a alastrar-se, sendo os Estados Unidos o país com mais mortes registadas. Logo atrás surge a Itália, com 22.745 mortes, Espanha com 19.478 mortes, França com 18.681 mortes, e o Reino Unido com 14.576 mortes. Consulte aqui os mapas da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h04 - O acompanhamento dos desenvolvimentos da Covid-19 AO MINUTO de hoje chegou ao fim. No entanto, nunca é demais recordar algumas das principais recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a propagação do novo coronavírus

  • Pratique o distanciamento social
  • Evite cumprimentos que impliquem contacto físico
  • Tape o nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Lave as mãos frequentemente
  • Reforce as medidas de higiene

23h56 - Três luso-americanas da mesma família morreram, com poucos dias de diferença, em Fall River, no EUAinfetadas com Covid-19.

23h52 - O Presidente mexicano disse hoje que o seu homólogo norte-americano prometeu vender ao México mil ventiladores e outro equipamento terapêutico usado no tratamento de casos severos da Covid-19.

23h42 - O governo acrescentou hoje às exceções ao "dever geral de recolhimento domiciliário", no quadro do estado de emergência, as deslocações para acompanhamento de menores a escolas e creches que permanecem abertas para apoio a trabalhadores em serviços essenciais.

23h40 - A oposição vai apoiar economicamente os profissionais da saúde dos hospitais públicos da Venezuela, com 100 dólares (aproximadamente 92 euros), anunciou hoje Juan Guaidó.

23h35 - Alejandrina Guzman, filha do traficante detido El Chapo, está a fazer os seus próprios kits Covid-19, todos com o logotipo do pai. 'Chapo's provisions' é o nome que foi dado ao kit produzido pela filha de El Chapo, sendo que esta, para além destes bens, estará também a disponibilizar máscaras com a cara do pai.

23h25 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) agradeceu hoje o trabalho desenvolvido por Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde brasileiro, exonerado na quinta-feira pelo Presidente do país, Jair Bolsonaro, acrescentando que está a ajudar o Brasil na pandemia.

23h19 - O exército brasileiro solicitou aos municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, de forma "urgente", informações sobre a capacidade das cidades de realizar enterros em massa devido ao novo coronavírus.

23h11 - "Em Portugal, há milhares de trabalhadores que esperam e desesperam por um apoio nesta crise pandémica. 300 mil são trabalhadores a recibos verdes", referiu Catarina Martins num vídeo partilhado hoje, na sua página oficial de Facebook.

23h02 - O concelho de Ovar continuará a ter "limitações especiais" depois do levantamento da cerca sanitária, nomeadamente na circulação e permanência de pessoas na via pública e no funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços de empresas.

22h48 - O decreto do Governo hoje aprovado sobre o estado de emergência mantém a proibição de desfiles e manifestações de qualquer natureza, mas abre nova exceção ao dever de recolhimento para as celebrações oficiais do 1.º de Maio.

22h39 - A Unidade de Saúde Publica (USP) da Guarda indicou hoje que há 29 pessoas entre utentes e funcionários que recuperam da Covid-19, após a realização de testes no lar da Misericórdia de Foz Côa.

22h30 - O número de utentes que morreram devido ao novo coronavírus no Lar Dra. Leonor Beleza, em Santo Tirso, subiu hoje de quatro para cinco, disse à Lusa a porta-voz da Santa Casa da Misericórdia local, Sara Almeida e Sousa.

22h25 - O primeiro-ministro afirmou hoje que "o ideal" seria o Governo entregar o "orçamento suplementar" devido à pandemia Covid-19 no parlamento antes da interrupção dos trabalhos, em julho, e salientou que será de "acréscimo de despesa" e não de contenção.

22h18 - Cientistas britânicos estão já a produzir em massa uma potencial vacina contra a Covid-19, esperando, segundo o revelado, ter um milhão de doses prontas até setembro. De acordo com a Sky News, este projeto está a cargo de uma equipa da Universidade de Oxford que, a partir da próxima semana, começará a testar a vacina localmente.

22h10 - Em Ruanda, na cidade de Kigali, estão a ser usados drones para informar os residentes das medidas de restrição devido ao novo coronavírus e ajudar a apanhar quem não as cumpre, avança a Reuters.

22h03 - A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou 150.142 pessoas e infetou mais de 2,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 20h00 de hoje, baseado em dados oficiais.

21h57 - O governador do estado de Washington, Jay Inslee, chamou Donald Trump de "desequilibrado", devido aos vários tweets que o presidente norte-americano partilhou hoje, a pedir o fim da quarentena em vários estados do país.

"As afirmações do presidente incentivam a atos ilegais e perigosos. Ele está a colocar milhões de pessoas em risco", afirmou Inslee, num comunicado, citado pela CNN.

21h51 - O futebolista internacional argentino Paulo Dybala e o seu compatriota tenista Diego Schwartzman vão organizar no sábado e domingo um torneio virtual de futebol, com vários atletas e artistas para angariar fundos para combater a pandemia de Covid-19.

21h43 - Ed Sheeran acaba de se juntar à lista de celebridades que ajudaram no combate à pandemia de Covid-19. O cantor doou mais de um milhão de euros a instituições de caridade

21h40 - A Comissão Europeia deu hoje 'luz verde' a um pacote de ajudas estatais de Portugal no valor de 140 milhões de euros para apoiar investimentos em investigação e no desenvolvimento de testes e vacinas para a pandemia de Covid-19.

21h37 - Itália aparenta estar a sair da fase aguda do novo coronavírus, depois de registar um número recorde de curados da infeção e o nível mais baixo em um mês de pacientes nos cuidados intensivos.

21h33 - O governador da Califórnia, Gavin Newsom, aconselhou os restantes governadores a considerarem o levantamento das medidas que ditam o confinamento dos cidadãos a casa. 

"Não pensem só a curto prazo, mas também a longo prazo", referiu.

21h25 - Responsáveis da Organização Mundial de Saúde elogiaram hoje a resposta de Taiwan à pandemia de Covid-19, demarcando a cooperação técnica com aquele país das questões políticas que determinam a sua exclusão da Assembleia Mundial de Saúde.

21h21 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) revelou, esta sexta-feira, que registou, até ao momento, a "confirmação de contágio de 136 profissionais", sendo que, destes, 128 são agentes e oito técnicos sem funções policiais. 

21h15 - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que as restrições nas fronteiras do país com os Estados Unidos vão manter-se durante os próximos tempos e que os dois países estão de acordo.

"A minha responsabilidade é assegurar a proteção e segurança dos canadianos. As conversações com os americanos têm sido extremamente produtivas", referiu, durante a conferência de imprensa de hoje.

21h09 - O músico António Zambujo dá, este sábado, dia 18 de abril, um concerto online, transmitido a partir do Instagram. O espetáculo faz parte da iniciativa #HeinekenConvidaChallenge que, a partir de amanhã, vai contar com atuações de músicos portugueses todas as semanas.

Ver esta publicação no Instagram

A @heinekenpt convidou. Amanhã aqui! #HeinekenConvidaChallenge #HeinekenPT

Uma publicação partilhada por António Zambujo (@antonio.zambujo) a 17 de Abr, 2020 às 7:32 PDT

21h06 - Com números muito próximos dos 31 mil infetados e das duas mil vítimas mortais, pelo surto do novo coronavírus, algumas unidades hospitalares no Brasil já não conseguem socorrer todos os pacientes portadores do SARS-CoV-2.

21h04 - O Governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, não poupou nas críticas à forma como o presidente do país, Donald Trump, está a gerir o novo coronavírus: "Tudo o que ele faz é andar à frente da procissão, mas não faz a mais pequena ideia de como decorre o desfile".

20h56 - Um médico da Califórnia enfrenta agora uma acusação federal depois de alegadamente vender um "pacote de tratamentos"  à Covid-19 e dizer que este medicamento, com o aval do presidente Donald Trump, "curava a doença".

20h41 - Brasil passa fasquia das 2.000 mortes e tem 33 mil casos confirmados. Dados divulgados nesta sexta-feira pelo ministério da Saúde dão conta de uma subida de 217 pessoas no número de óbitos.

20h26 - O Governo vai abrir novos concursos, no âmbito do Portugal 2020, para apoiar, com um montante global de 69 milhões de euros, as empresas na produção de equipamentos e dispositivos médicos para o combate à pandemia de covid-19.

20h15 - As viagens marcadas até 31 de setembro e cancelas devido à pandemia vão poder ser substituídas por vales do mesmo valor até 31 de dezembro de 2021, estando previsto o reembolso a partir desta data, anunciou hoje o Governo.

20h11 - Os 147 migrantes que estavam a bordo de um navio da organização não-governamental (ONG) alemã Sea-Eye foram transferidos para outra embarcação, proveniente da ilha italiana de Sicília, onde permanecerão em quarentena obrigatória exigida por causa da pandemia.

20h04 - De acordo com o mapa interativo da Universidade Johns Hopkins, já há pelo menos 679.374 casos de infeção pela Covid-19 e 34.180 óbitos nos Estados Unidos.

20h00 - A Madeira registou mais um caso positivo de Covid-19, elevando para 54 os doentes infetados no arquipélago, que regista sete novos recuperados, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde (Iasaúde).

19h55 - O primeiro ministro são-tomense anunciou hoje que os quatro casos que testaram positivo para a infeção pelo novo coronavírus, no início da semana passada, tiveram agora resultados negativos num novo teste, realizado num laboratório da Guiné Equatorial.

19h47 - O Serviço Nacional de Saúde partilhou, no Twitter, um vídeo da saída de um doente dos Cuidados Intensivos.

19h41 - A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) disse hoje que os "constrangimentos" às empresas no acesso aos apoios anunciados pelo Governo no âmbito da pandemia covid-19 "mantêm-se" e "limitam drasticamente" o impacto das medidas.

19h38 - O terceiro período já arrancou e o número de refeições servidas nas escolas de acolhimento "voltou a aumentar". De acordo com informações reveladas pelo Ministério da Educação, "nestes primeiros dias, foi servida uma média de cerca de 13.500 refeições diárias".

19h36 - O Presidente da República indicou na página oficial que promulgou o diploma do Governo que renova o Estado de Emergência até ao dia 2 de maio de 2020. 

19h34 - Setenta e cinco por cento dos profissionais das artes - três em cada quatro - registaram fortes quebras de rendimento devido à pandemia da Covid-19, de acordo com um inquérito realizado pelo Movimento 'SOS Arte PT'.

19h30 - A Organização Mundial de Saúde diz não ter provas de imunidade de grupo ou imunidade pós-contágio. Mike Ryan, especialista da OMS, salienta que não há evidência científica que permita confirmar premissas que estão a ser avançadas por várias lideranças políticas.

19h28 - O lar de idosos Pio Albergo Trivulzio, em Milão, vai ser investigado pelas autoridades italianas depois de ter sido confirmada a morte de pelo menos 190 dos utentes deste lar. A imprensa italiana apelida, esta sexta-feira, o que se passou neste lar de "massacre".

19h26 - O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje a reabertura do comércio e das fronteiras e reconheceu que corre o "risco" de ser responsabilizado caso a propagação do novo coronavírus piore.

19h23 - diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, recorreu ao Twitter para recordar a emissão global de um concerto solidário com os profissionais que lutam contra a pandemia da Covid-19, este sábado. 'Um só Mundo: Juntos em Casa' conta com nomes como Paul McCartney, Billie Eilish e Eddie Vedder.

19h11 - Os comboios da Linha do Norte voltam a ter paragem nas estações do concelho de Ovar na próxima segunda-feira, anunciou hoje a CP - Comboios de Portugal, antecipando o levantamento do cerco sanitário instalado nesse concelho devido à Covid-19.

19h09 - A Federação Portuguesa de Golfe (FPG) pediu hoje ao governo para isentar os seus praticantes da possível "obrigatoriedade de confinamento para cidadãos com mais de 70 anos", justificando-o com os benefícios "físicos e mentais" que lhes proporciona.

19h06 - O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que o número de mortes devido ao novo coronavírus na China, onde começou a pandemia, em dezembro de 2019, é "bem mais elevado" do que o balanço oficial.

19h02 - Se é diabético, fique a saber que Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta setxa-feira - através das redes sociais - diversas recomendações que deve seguir em tempos de pandemia. Ontem a autoridade endereçou conselhos para quem fuma - pode ler aqui.

18h55 - No Estado de Nova Iorque, em cada um de 19 lares de idosos morreram pelo menos 20 doentes devido à pandemia de covid-19, segundo um relatório oficial hoje divulgado.

18h43 - De acordo com o último boletim do ministério da Saúde francês registaram-se mais 761 mortes no decorrer das últimas 24 horas, o que fez elevar a cifra total de óbitos para 18.681 desde o início da pandemia.

18h41 - Questionada sobre a atribuição de 'cartões de imunidade' no Chile, a Organização Mundial de Saúde admitiu hoje não ter uma posição, avisando os países da grande incerteza que existe face à eficácia destes testes. 

18h39 -Chile vai começar a atribuir 'cartões de imunidade' a pacientes que recuperaram da Covid-19. A medida entra em vigor a partir de segunda-feira e, de acordo com o ministério da saúde chileno, alguns desses cartões serão atribuídos de acordo com a presença de anticorpos ao vírus, apesar da dificuldade em produzir testes fiáveis.

18h36 - A organização do NOS Alive acaba de anunciar o cancelamento do concerto da artista Taylor Swift na edição deste ano do festival, devido à pandemia de Covid-19.

18h27 - Quase 17 mil profissionais de saúde, em Itália, foram infectados com o novo coronavírus, sendo que dois terços deles são mulheres, de acordo com um relatório divulgado, nesta sexta-feira pelo Instituto Superior de Saúde (ISS).

18h22 - O governo britânico lançou hoje um grupo de trabalho para tentar acelerar a produção de uma vacina de imunização contra a pandemia de covid-19, mas um dos conselheiros científicos admitiu que o processo vai demorar muitos meses.  

18h20 - Os idosos retirados na terça-feira de um lar ilegal em Famalicão acusaram todos negativo nos testes à covid-19 e estão hoje a ser recolocados noutros lares da região, disse fonte municipal à Lusa.

18h15 - O diretor-geral da OMS salienta ainda a importância de uma redução gradual das medidas impostas, reiterando que a "proteção da vida humana" e "tudo o que se sabe sobre o novo coronavírus" deve ser a base de qualquer decisão.

18h13 - "Já foram reportados à OMS mais de 2 milhões de casos de infeção pela Covid-19 e mais de 135 mil óbitos. Enquanto fazemos o luto por aqueles que perdemos, também celebramos os que sobreviveram e as milhares de pessoas que se encontram agora a recuperar do vírus", começou por referir o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

18h06 - O briefing diário da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a evolução do novo coronavírus já começou. Acompanhe em direto aqui.

17h55 - A Polícia de Segurança Pública promoveu, esta sexta-feira, dia 17 de abril, uma iniciativa para agradecer aos profissionais de saúde e a todos aqueles que estão na linha da frente no combate à pandemia da Covid-19. Iniciativa aconteceu às 15h30 em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Guarda, Faro, Açores e Madeira.

17h53 - Itália deverá iniciar o alívio do confinamento geral "com grande cautela" e com a realização contínua de testes para detetar qualquer sinal de aumento dos contágios pelo novo coronavírus, defendeu hoje o Instituto Superior de Saúde italiano.

17h51 - O subsídio de refeição não entra para o cálculo da compensação que é paga aos trabalhadores em regime de 'lay-off' simplificado, esclareceu hoje fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

17h43 - O acesso aos cabeleireiros por marcação prévia e a imposição de um número limitado de pessoas dentro dos estabelecimentos são duas das regras que o setor terá de observar quando, em maio, abrir ao público.

17h36 - O lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, no distrito de Bragança, colocou hoje sete utentes em isolamento numa residencial depois de terem testado positivo para a Covid-19, assim como dois funcionários.

17h33 - O Parlamento Europeu aprovou hoje a mobilização de três mil milhões de euros de Bruxelas para compra e distribuição de equipamentos como máscaras e ventiladores e para apoiar cuidados de saúde nos Estados-membros em altura de pandemia.

17h29 - O Conselho de Ministros aprovou o decreto de execução do terceiro Estado de Emergência onde constam “ajustamentos a medidas” num decreto “com poucas diferenças”. Confira aqui.

17h19 -  O presidente norte-americano juntou-se aos movimentos que pedem a libertação da economia. Depois de protestos ontem no Michigan, Trump fez uma série de publicações no Twitter onde pede o fim do confinamento.

17h07 - Registaram-se mais 575 mortes nas últimas 24 horas em Itália, o que se traduz numa subida de 50 óbitos comparativamente a esta quinta-feira. Desde o início da pandemia, o país já registou um total de 22.745 vítimas mortais. Foram ainda registados 3.493 novos casos de Covid-19, sendo agora a cifra total de diagnosticados de 172.434.

Em contrapartida, o número de recuperados atingiu uma cifra recorde desde o início da pandemia - 2.563 em apenas um dia -, estando agora livres da doença 65.700 pessoas.

17h00 - A cerca sanitária "do concelho de Ovar será levantada, mediante a aplicação de limitações especiais", acrescentou ainda Mariana Vieira da Silva.

17h00 - O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto-lei que "prorroga o período de acolhimento de vítimas de violência doméstica e estabelece medidas excecionais de contratação para a área da saúde", informou hoje, em conferência de imprensa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

16h59 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa do Conselho de Ministros extraordinário.

16h54 - O governador do estado da Florida Ron DeSantis informou que a partir desta sexta-feira, pelas 17 horas locais, algumas praias vão reabrir ao público, depois de algumas semanas de confinamento para evitar a propagação do surto do novo coronavirus.

16h49 - Nova Iorque registou mais 630 mortes nas últimas 24 horas, informou hoje o governador da cidade, Andrew Cuomo, na conferência de imprensa diária sobre a Covid-19. O número de pacientes admitidos diariamente no hospital continua a rondar os 2.000, acrescentou.

16h34 - A autarquia de Lisboa disponibilizou 1 milhão de euros para a Cultura, para dinamizar a programação cultural. As candidaturas para apoio estão disponíveis a partir de 20 de abril. "Esta é uma iniciativa autónoma. Ocupa um espaço próprio de uma entidade como a Câmara de Lisboa", disse Fernando Medina.

O presidente da Câmara de Lisboa referiu ainda que "o fado tem um espaço muito especial na cidade" e que, por isso, há um apoio específico para as casas de fado, que ronda os 200 mil euros.

16h30 - Questionado, pela SIC Notícias, sobre as restrições ao trânsito que estavam previstas para o Verão, no centro de Lisboa, o presidente da Câmara, Fernando Medina, esclareceu: "Neste momento, as restrições são totais. Mesmo os cenários mais otimistas apontam para uma redução muito forte da circulação".

16h24 - Recorde aqui o boletim da situação epidemiológica desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

16h18 - A diretora-geral da Saúde disse hoje que os estabelecimentos de saúde destinados exclusivamente a maternidade devem seguir grávidas que tenham testado positivo à Covid-19, as quais, nesse caso, devem ser transferidas para hospitais.

16h17 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) partilhou, esta sexta-feira, mais um treino que o ajuda a manter-se saudável sem ter de sair de casa. Já são 20 os dias em que a força de segurança lhe mostra um plano de exercícios em circuito que pode - e deve - seguir, para se mexer sem necessitar de ir à rua.

16h14 - A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) encerrou as suas missões de resgate no Mediterrâneo, no navio Ocean Viking, após falhar um acordo com a SOS Méditerranée sobre as operações no mar perante a crise da Covid-19.

16h07 - Tom Frieden, ex-diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças nos EUA, revelou hoje, em entrevista ao MSNBC, que não levar a sério o vírus, pode ser um "erro mortal".

"Não sabemos quando teremos uma vacina", afirmou. "Quem não está preocupado com a devastação que este vírus causa, não está a encará-lo como deve e isso pode ser um erro mortal. Este vírus está a espalhar-se como um super SARS", acrescentou.

15h50 - Na conferência de imprensa desta sexta-feira, sobre a apresentação de medidas de apoio do Governo à comunicação social, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelaram que "o Governo decidiu alocar uma verba de 15 milhões de euros" para a aquisição antecipada de publicidade institucional na televisão e rádio. 25% desta verba vai ser alocada aos meios regionais e locais.

15h35 - O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a atacar a Organização Mundial de Saúde, referindo que a organização não agiu rápido o suficiente na contenção do novo coronavírus. "Porque é que a OMS ignorou um e-mail das autoridades de saúde de Taiwan, no fim de dezembro, a alertar para a possibilidade de o vírus ser transmitido entre humanos?", publicou no Twitter.

15h11 - Reino Unido foi "demasiado lento" e pandemia pode causar "40 mil mortes", diz Anthony Costello. Especialista avisa que o país não pode cometer os mesmos "erros" quando se deparar com a "segunda vaga" do surto de Covid-19.

15h05 - É essencial saber distinguir se vírus é causa ou fator de morte. Um estudo realizado nos Estados Unidos que teve como foco o exame de autópsias de pacientes com Covid-19 sublinha que identificar corretamente a causa de morte pode influenciar as estatísticas.

15h03 - O primeiro-ministro socialista espanhol reúne-se na segunda-feira com o líder do Partido Popular (direita), o maior da oposição, para explorar um eventual acordo para a "reconstrução social e económica" do país após a crise do coronavírus.

Recorde aqui o AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório