Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Casos em Portugal com menor subida num mês. Lucros limitados

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Casos em Portugal com menor subida num mês. Lucros limitados
Notícias ao Minuto

07:54 - 17/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

"Acabo de assinar a segunda, e todos desejamos, a última renovação do Estado de Emergência para vigorar até às 24h do dia 2 de maio", foi assim anunciada, esta quinta-feira, a renovação do Estado de Emergência pelo Presidente da República, devido à pandemia de Covid-19 em Portugal. O Conselho de Ministros reúne-se esta tarde para definir as medidas concretas do Estado de Emergência.

O mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou que, no total, a Covid-19 já provocou 657 mortos e mais de 19 mil infetados. Há ainda registo de 519 pessoas recuperadas e com alta hospitalar. 

A nível global, a pandemia de Covid-19 já infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Consulte aqui os mapas da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Continue a acompanhar AQUI todos os desenvolvimentos que ocorreram devido à Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h13 - O primeiro-ministro socialista espanhol reúne-se na segunda-feira com o líder do Partido Popular (direita), o maior da oposição, para explorar um eventual acordo para a "reconstrução social e económica" do país após a crise do coronavírus.

15h11 - Um especialista britânico apontou o dedo, esta sexta-feira, à forma como o Reino Unido lidou com a pandemia. Anthony Costello diz que o país foi "demasiado lento" a reagir e estima que o número de vítimas mortais possa chegar às "40 mil".

15h05 - Um estudo realizado nos Estados Unidos que teve como foco o exame de autópsias de pacientes com Covid-19 sublinha que identificar corretamente a causa de morte pode influenciar as estatísticas. Para efeitos da investigação, os médicos examinaram os cadáveres de dois doentes que morreram após serem diagnosticados com Covid-19..

15h03 - Quase seis em cada 10 pessoas no mundo estão atualmente confinadas nas suas casas por ordem ou recomendação das autoridades para combater a propagação da doença Covid-19, segundo um balanço hoje avançado pela agência France-Presse (AFP).

14h59 - A Apple colocou o confinamento em Portugal entre os mais restritos do mundo. A tecnológica de Cupertino reuniu dados obtidos através das pesquisas de itenerários a partir do sistema operativo iOS de 62 países no período compreendido entre os dias 13 de janeiro e 14 de abril. Portugal aparece no décimo lugar com uma quebra de 78,1%.

14h57 - Portugal tem cerca de 250 médicos intensivistas, mas garantiu que há outros profissionais aptos para manusear ventiladores, nomeadamente anestesiologistas, pneumologistas e internistas, garantindo uma articulação interdisciplinar, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

14h56 - Todos estamos a par da importância de lavar as mãos regular e minuciosamente para evitar o contágio e a propagação da Covid-19. Mas, será que o coronavírus pode estar a 'viver' no topo das nossas cabeças?

14h52 - Mais de 1.500 consumidores de comunicações apresentaram reclamações eletrónicas na semana até 10 de abril, mais 14% face à anterior, na sua maioria devido à suspensão, cancelamento e penalizações por incumprimento, divulgou hoje a Anacom.

14h51 - O Presidente da República reafirmou hoje que irá participar na sessão comemorativa do 25 de Abril no parlamento, "com um número exíguo de deputados", e do 10 de Junho, numa "cerimónia simbólica" junto ao Mosteiro dos Jerónimos.

14h48 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, continua a convalescença da infeção com covid-19 na sua residência de campo em Chequers Court, nos arredores de Londres, e não está a fazer qualquer "trabalho governamental", disse hoje um porta-voz. 

14h35 - O secretário de Estado da Saúde garantiu hoje que o Serviço Nacional de Saúde está preparado para doentes "não covid", pedindo confiança e apontando que está em preparação um "plano de recuperação" para procedimentos adiados devido à pandemia.

14h21 - A situação epidemiológica no âmbito da pandemia de Covid-19 no Algarve mantém-se "estável", com o aumento do número de casos a manter-se inferior a 5%, afirmaram hoje as autoridades de saúde regionais.

14h15 - A Comissão Europeia pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) medidas contra a violência doméstica, notando que as vítimas estão mais expostas em altura de distanciamento social, devido à pandemia Covid-19, o que também dificulta o apoio.

14h09 - Após quase um mês a lutar contra a Covid-19, Giorgio e Rosa, casal que está casado há 52 anos, apresentaram melhorias significativas e os médicos decidiram organizar um reencontro. Um momento emocionante que foi captado pelas câmaras no Cremona Hospital, na Lombardia, em Itália.

14h08 - O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, 5.599 novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 847 mortes. O número total é, agora, de 108.692 pessoas infetadas e 14.576 vítimas mortais.

13h56 - O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou hoje que cerca de 224.000 testes para diagnóstico de Covid-19 foram processados desde 1 de março, dos quais 10,5% apresentaram resultado positivo: "Ultrapassámos a nossa capacidade instalada de 11.000 testes por dia e o aumento do número de testes não se reflete num aumento proporcional de amostras positivas".

13h55 - O Irão anunciou hoje ter registado 89 mortes nas últimas 24 horas motivadas pelo novo coronavírus, um balanço inferior a 100 mortos pelo quarto dia consecutivo no país mais afetado pela doença na região do Médio Oriente.

13h43 - O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro registou mais uma morte por infeção pelo novo coronavírus, elevando para 22 o número de óbitos associados à Covid-19 na instituição. O homem de 84 anos "estava acamado e tinha uma doença oncológica muito avançada".

13h42 - Um inquérito do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto sobre a adaptação à Covid-19 concluiu que os participantes com sintomas que não conseguiram contactar a Linha SNS24 recorreram mais à farmácia do que os que reportaram contacto.

13h40 - O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, avisou, esta sexta-feira, que, apesar do "bom tempo" que se espera no fim de semana e do levantamento da cerca sanitária, "os passeios e romarias habituais às praias de Furadouro, Esmoriz e Cortegaça não serão permitidos".

13h34 - As multinacionais farmacêuticas GSK e Sanofi poderão ter pronta na segunda metade de 2021 uma vacina para a Covid-19, que será desenvolvida em conjunto, anunciaram hoje as duas empresas.

13h28 - Há mais idosos a ajudar o SNS britânico, depois do veterano de guerra Tom Moore, é a vez de Margaret que aos 90 anos sobe e desce escadas para angariar dinheiro.

13h19 - A pandemia da Covid-19 matou pelo menos 145.673 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China e de mais de dois milhões de infetados. O balanço foi feito pela AFP é referente às 11h.

13h07 - A marca automóvel Ferrari anunciou hoje um plano de produção de válvulas para ventiladores pulmonares que serão doadas aos hospitais italianos que lutam contra a Covid-19.

12h57 - O novo coronavírus tem feito milhares de vítimas mortais em todo o mundo, e do Reino Unido chega-nos uma história trágica envolvendo uma família do País de Gales. O pequeno Evan, de apenas sete anos, perdeu a mãe e a avó devido ao novo coronavírus, doença que também pôs o pai a lutar pela vida numa unidade hospitalar.

12h42 - secretário de Estado da Saúde referiu esta sexta-feira na conferência diária da DGS, que o país ultrapassou "a capacidade instalada de 11 mil testes por dia", revelando ainda que "a resposta tem sido dinâmica e ajustável à fase epidemiológica", sustentou, adiantando que "em breve serão distribuídos os primeiros 5 mil testes de biologia molecular", ou seja, "testes que permitem resultados em 45 minutos ou 1h e que devem ser usados preferencialmente em ambiente hospitalar".

12h40 -  Reveja abaixo a conferência diária da DGS e leia aqui os pontos mais importantes:

12h37 - O presidente filipino, Rodrigo Duterte, ameaçou hoje tomar medidas como as impostas durante a lei marcial para impedir que os moradores de Manila violem a obrigação de isolamento imposta para conter a pandemia de Covid-19.

12h32 - Mais de meio milhão de cidadãos da União Europeia (UE) no estrangeiro foram repatriados desde final de janeiro devido à Covid-19, a maioria dos quais da Ásia e Américas, faltando ainda cerca de 100 mil, anunciou hoje Bruxelas.

12h25 - Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que vai realizar a partir de hoje, e até ao próximo dia 20 de abril, uma operação de intensificação do patrulhamento, fiscalização e sensibilização, em todo o território nacional, com o objetivo de apoiar a população e garantir o cumprimento das normas do Estado de Emergência.

12h23 - Enquanto muitos estão em casa, à espera que esta crise sanitária passe, outros parecem aproveitar a ausência de pessoas e carros nas estradas para darem azo às suas loucuras. Foi o caso deste condutor de um Ferrari LaFerrari, que aproveitou uma altura em que as autoestradas alemãs estão praticamente vazias e decidiu pôr 'prego a fundo' no acelerador. O resultado foi uma viagem a 372 km/h, que o próprio decidiu gravar.

12h17 - Centenas de pessoas brindaram médicos e enfermeiros com um 'estrondoso' aplauso, entre elas... agentes da polícia, que estão a ser criticados por ignorar as medidas de distanciamento social que visam minimizar a propagação.

12h14 - O mais recente boletim da DGS dá conta de mais 28 mortos, nas últimas 24 horas, perfazendo 657 vítimas mortais. No que aos casos confirmados diz respeito há apenas mais 181 casos, num total de 19.022 infetados - o aumento mais baixo do último mês. Há ainda 519 pacientes recuperados.

12h07 - Norman Hunter morreu esta sexta-feira, aos 76 anos, vítima de Covid-19. O antigo internacional inglês, campeão do mundo em 1966, não resistiu à batalha com o novo coronavírus como deu conta o clube que representou durante 14 anos: o Leeds United.

12h05 - Despacho do Governo impõe um limite máximo de 15% na percentagem de lucro na comercialização de dispositivos médicos e de equipamentos de proteção, bem como do álcool etílico e do gel desinfetante cutâneo de base alcoólica.

11h58 - Os voos com destino e a partir de Portugal para países fora da União Europeia vão continuar suspensos até 17 de maio, mas com algumas exceções, segundo um despacho do Governo hoje publicado em Diário da República.

11h56 - A Coreia do Sul indicou hoje observar um aumento no número de doentes que testam positivo para o coronavírus pela segunda vez após serem diagnosticados como recuperados, embora o risco de transmissão de tais casos pareça baixo.

11h53 - O mercado mobile é um dos que está destinado a ‘sofrer’ com a pandemia de Covid-19, com uma das principais fabricantes, a Samsung, a ter cortado a produção de dispositivos móveis em mais de 50%.

11h51 - Defensor desde cedo do uso generalizado de máscaras,  o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, referiu, em declarações à SIC Notícias esta sexta-feira, que a "curva [epidemiológica] está aparentemente estável", não se tendo registado uma "subida exponencial como aconteceu em Espanha". O que "dá mais capacidade ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) de poder responder adequadamente às necessidades que  vão existindo", admitiu. 

11h48 - O ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, aconselhou hoje cautela aos britânicos e sugeriu que não marquem férias de verão no estrangeiro devido à incerteza criada pela pandemia Covid-19, motivando críticas do setor do turismo. 

11h42 - O risco de contágio pelo novo coronavírus cancelou as reuniões presenciais por tempo ainda indeterminado, mas os Alcoólicos Anónimos (AA) foram rápidos a reagir e transferiram os momentos diários de partilha entre companheiros para o espaço virtual.

11h39 - A Bélgica registou nas últimas 24 horas mais 313 mortes por Covid-19, ultrapassando a barreira das 5.000 vítimas mortais, segundo dados hoje divulgados pelas autoridades de saúde federais, em Bruxelas.

11h13 - Do Brasil chega-nos um caso ainda mais impressionante de um homem que, neste momento, luta contra um cancro e que ultrapassou o novo coronavírus. Benedito de Sousa e Silva, de 76 anos, recebeu alta hospitalar na quinta-feira depois de superar a Covid-19, mas terá de fazer terapia para se curar de um linfoma que lhe voltou a ser diagnosticado este ano, isto depois de já ter ultrapassado este mesmo cancro.

11h07 - presidente da EFL (Liga de Futebol Inglês), escreveu uma carta aberta aos adeptos e confirmou que, apesar de não haver data de regresso à competição, todos os jogos do Championship League One e League Two deverão ser realizados à porta fechada mas terão transmissão televisiva. No entanto, realce-se que esta decisão serve apenas para os escalões abaixo da Premier League

11h02 - Quando Sarah Wood, de Darlington, em Inglaterra, suspeitou que poderia estar infetada com a Covid-19, ligou para o 112 para confirmar que procedimentos deveria adotar e do outro lado da linha pediram-lhe para ter calma e acharam que tudo não passava de "um ataque de pânico". Após quatro dias a apresentar sintomas de Covid-19, mulher foi colocada em coma induzido e ligada a um ventilador.

10h59 - Polícia britânica ameaça multar idosa por receber visitas durante quarentena. Familiares garantem que ninguém entra em casa da idosa e que apenas aparecem junto à casa para a ajudar com algumas necessidades mais básicas.

10h54 - Investigadores da Universidade de Coimbra estão a realizar um questionário de âmbito mundial para "compreender e avaliar as consequências que a pandemia está a ter nas relações familiares, sociais e comunitárias", anunciou hoje a instituição.

10h49 - Número de novos casos volta a aumentar em Espanha. O país registou 5.252 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Relativamente ao número de vítimas mortais, foram registados 585 óbitos por Covid-19.

10h39 - A Fundação Champalimaud inicia na próxima semana testes serológicos à Covid-19 a 667 enfermeiros e assistentes operacionais dos hospitais de Santa Maria (Lisboa) e Santo António (Porto), num projeto-piloto em colaboração com a Ordem dos Enfermeiros.

10h34 - O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, afirmou hoje que a pandemia da Covid-19 está atualmente "sob controlo" no país e que o número de contágios diminuiu significativamente.

10h29 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, agradeceu hoje ao Presidente francês, Emmanuel Macron, por sua liderança na resposta internacional à pandemia de Covid-19.

10h24 -  "Estamos todos a viver momentos dramáticos. Todos os dias rezo". A partir de casa, em isolamento social, António Sala esteve à conversa com o Notícias ao Minuto durante esta fase difícil que se vive no mundo por causa da pandemia do novo coronavírus. Leia aqui a entrevista na integra.

10h16 - Itália vai testar app para vigiar infetados com Covid-19. O governo italiano acredita que será uma parte essencial da estratégia para a próxima fase no combate à doença.

10h09 - China diz que nunca houve encobrimento do surto do novo coronavírus. O porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros afirmou que a revisão do número de casos em Wuhan foi o resultado de uma verificação estatística para garantir a precisão e que a revisão é uma prática internacional comum.

10h03 - Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou, na quinta-feira, um manual para ajudar as famílias portuguesas a lidar da melhor forma com o isolamento em contexto familiar. Recorde-o aqui:

9h58 - Ministro da Educação sublinha a "operação relâmpago" que foi realizada para que as aulas à distância pudessem ser uma realidade no terceiro período do ensino básico. Tiago Brandão Rodrigues defende que o Governo optou por um modelo "menos facilista" do que alguns países europeus.

9h53 - Rússia registou, pelo quarto dia consecutivo, um novo recorde no aumento de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus no espaço de 24 horas, depois de, terem sido registados 4.069 diagnósticos positivos, mais 621 do que na véspera. Houve ainda 41 vítimas mortais no país no decorrer do mesmo período de tempo, perfazendo um total de 273 óbitos.

9h48 - Casal infetado com Covid-19 morre lado a lado, de mãos dadas, no mesmo dia. Steven e Barbara mantiveram-se juntos na batalha, mas acabaram por morrer nos Cuidados Intensivos. A mulher morreu primeiro e o marido acabaria por morrer horas depois. Deixam quatro filhos.

9h42 - Os dados mais recentes sobre o mercado de trabalho já revelam o impacto da Covid-19 na vida dos portugueses. De acordo com os indicadores do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, entre 16 de março e 13 de abril deram entrada 52.296 pedidos de subsídio de desemprego.

9h39 - capitão Tom Moore, o veterano da Segunda Guerra Mundial que arrecadou mais de 17 milhões de libras para o Serviço Nacional de Saúde britânico, irá receber um reconhecimento pelos seus "esforços heróicos", confirmou o porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson.

9h33 - Facebook anunciou que decidiu cancelar todos os seus eventos até junho de 2021, indicando que estes adotarão um formato virtual de modo a impedir grandes aglomerações de pessoas. O fundador e CEO Mark Zuckerberg indicou que, quando a sociedade voltar à rua, terá de o fazer progressivamente.

9h17 - O presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS) na crise do novo coronavírus durante uma reunião dos líderes do G7, realizada por videoconferência na quinta-feira, sob presidência de Donald Trump.

9h12 - Moratórias incluídas, os apoios do Governo à sociedade no âmbito da Covid-19 podem exceder os 20 milhões de euros, segundo as contas do ministro Mário Centeno.

9h10 - Dezenas de mulheres grávidas foram obrigadas a entrar em quarentena, na Índia, depois de terem estado em contacto com um médico que realiza ecografias, que testou positivo à Covid-19.

9h08 - 'Mayor' de Londres, Sadiq Khan, pediu esta sexta-feira ao governo britânico que crie uma medida que obrigue à utilização de máscaras para quem viaja em transportes público ou faz compras na capital inglesa.

9h05 - Bolsonaro quer escolas reabertas: "Não adianta acobardar e ficar em casa". O presidente brasileiro disse, ainda, ter trocado de ministro da Saúde porque é preciso "começar a abrir para voltar à normalidade".

9h03 - O economista Álvaro Santos Pereira diz que as iniciativas tomadas pelo Governo para minimizar a crise causada pela Covid-19 são as medidas "padrão" para parar "o incêndio", mas que, depois, terão de ser tomadas outras para estimular a economia.

8h53 - Milhares de pessoas em todo o mundo atualmente infetadas com o novo coronavírus experienciam sintomas graves e debilitantes, como tosse seca persistente, febre e falta de ar. Mas um novo estudo dá conta de que 78% dos indivíduos infetados com Covid-19 não apresentam nenhum sintoma.

8h47 - Austrália avisa que medidas de distanciamento social podem durar "um ano". O primeiro-ministro aconselha a população a "habituar-se" a restrições como esta e que não descarta a hipótese de manter algumas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus durante um extenso período de tempo.

8h38 - Durante a pandemia do novo coronavírus, o mundo assistiu a uma explosão emocional com mensagens de apoio a todos os profissionais que estão na linha da frente desta batalha. Este vídeo tem como protagonistas várias crianças que não se esquecem de nenhum dos heróis que garantem que aqueles que estão em casa têm tudo o que precisam.

8h34 - Sahar Tabar, conhecida em todo o mundo como a versão 'zombie' de Angelina Jolie, foi infetada com a Covid-19 na prisão iraniana onde se encontrava, revelou a organização de defesa dos direitos humanos, Center for Human Rights in Iran, em declarações à imprensa internacional. 

8h31 - Dos Estados Unidos surge-nos mais uma história de superação face ao novo coronavírus. Uma mulher com uma pneumonia grave provocada por Covid-19 deu à luz em coma induzido e conheceu o filho 11 dias depois, aquando da alta hospitalar.

8h19 - Uma mulher australiana de 94 anos tornou-se numa das pessoas mais velhas no mundo a superar o novo coronavírus, doença que já matou milhares de pessoas em todo o mundo. E à saída da unidade hospitalar, Maureen foi aplaudida de pé por enfermeiros e médicos.

8h16 - O Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, anunciou hoje que já está a realizar teleconsultas, sendo a primeira unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a utilizar esta nova plataforma de atendimento à distância via internet.

8h07 - ministro da Saúde do Japão anunciou ao início da manhã desta sexta-feira que as autoridades de saúde locais registaram mais 12 vítimas mortais e 503 novos casos de infetados com a Covid-19 nas últimas 24 horas.

7h53 - Um total de 72 famílias residentes em Nova Deli foram colocadas em quarentena após um entregador de pizzas de uma das maiores cadeias da localidade ter testado positivo por infeção por Covid-19.

7h47 - Wuhan corrige números e acrescenta mais de mil mortesPandemia causou, afinal, 3.869 vítimas mortais e infetou um total de 50.333 pessoas na cidade chinesa.

7h39 - O maior evento da indústria do jogo que se realiza em Macau, o Global Gaming Expo Asia (G2E Asia), foi novamente adiado para dezembro, devido à pandemia da Covid-19, foi hoje anunciado.

7h31 - A China sofreu a pior contração económica desde a década de 1970, no primeiro trimestre deste ano, após ter paralisado durante quase dois meses, devido às medidas de prevenção para travar a epidemia da Covid-19.

7h23 - As autoridades de saúde da Alemanha confirmaram ao início da manhã desta sexta-feira que se registaram mais 299 óbitos nas últimas 24 horas, devido ao surto do novo coronavírus, o que elevou o número total de vítimas mortais para 3.868. No último dia, foram ainda reportados mais 3.380 novos casos de infeção, conduzindo a cifra total de infetados para 133.830.

7h19 - Forças de segurança e corpos de bombeiros vão realizar hoje uma ação de agradecimento aos profissionais de saúde pelo seu "esforçado trabalho" no combate à pandemia de Covid-19 com desfiles junto a vários centros hospitalares do país.

7h12 - A China registou 26 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, incluindo 11 de contágio local, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h09 - Os EUA registaram 4.491 mortos nas últimas 24 horas devido à Covid-19, elevando para cerca de 33 mil o total de vítimas mortais no país, indicou a Universidade Johns Hopkins esta quinta-feira.

07h02 - Quarenta e quatro cidadãos da Guatemala que foram deportados esta semana dos Estados Unidos da América, num voo com 76 passageiros, acusaram positivo no teste à Covid-19 feito à chegada ao país, informou na quinta-feira um responsável governamental.

7h - Recorde aqui as atualizações da noite desta quinta-feira.

Leia Também: AO MINUTO: "Não queremos morrer na praia"; Fumar aumenta risco de Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório