Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

China diz que nunca houve encobrimento do surto do novo coronavírus

Presidente dos Estados Unidos acusou as autoridades chinesas de esconder os números reais da Covid-19.

China diz que nunca houve encobrimento do surto do novo coronavírus
Notícias ao Minuto

09:55 - 17/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Zhao Lijian afirmou esta sexta-feira que nunca houve um encobrimento do surto do novo coronavírus na China.

No 'briefing' diário aos jornalistas, onde fez o ponto de situação do surto da Covid-19 no país, o responsável afirmou que o Governo de Pequim "nunca permite encobrimentos" em resposta às acusações feitas pelos Estados Unidos.

Zhao Lijian afirmou ainda que a revisão do número de casos em Wuhan, onde a epidemia surgiu pela primeira vez no final de 2019, foi o resultado de uma verificação estatística para garantir a precisão e que a revisão é uma prática internacional comum.

A autoridade sanitária de Wuhan reviu na quinta-feira o número de mortes acumuladas em 50%, para 3.869, para retificar o que chamou de relatórios incorretos, atrasos e omissões.

Vários líderes mundiais questionaram recentemente a precisão dos números da China em relação à escalada da pandemia do novo coronavírus no país.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, salientou mesmo a China não foi completamente honesta quando reportou o real impacto do vírus no país.

Dominic Raab, vice do primeiro-ministro Boris Johnson, defendeu que terão de ser apuradas responsabilidades relativamente à pandemia de Covid-19, sublinhando que haverá "perguntas difíceis" a fazer a Pequim.

O presidente francês, Emmanuel Macron, alinhou pelas mesmas dúvidas, e afirmou que "há coisas que aconteceram e não sabemos."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório