Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

"Aumento de testes não se reflete num aumento de amostras positivas"

Cerca de 224.000 testes para diagnóstico de covid-19 foram processados desde 01 de março, das quais 10,5% apresentaram resultado positivo, disse hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

"Aumento de testes não se reflete num aumento de amostras positivas"
Notícias ao Minuto

13:56 - 17/04/20 por Lusa

País António Lacerda Sales

"Mais de 64% destas amostras foram processadas já estes mês", acrescentou o governante durante a conferência de imprensa diária das autoridades de saúde para atualizar a informação sobre a pandemia.

De acordo com o secretário de Estado, 15 de abril foi o dia com mais testes processados: mais de 12.600, das quais apenas 7,2% deram resultado positivo.

"Ultrapassámos a nossa capacidade instalada de 11.000 testes por dia e o aumento do número de testes não se reflete num aumento proporcional de amostras positivas", afirmou.

Esta semana foram distribuídos mais 272.000 testes pelas administrações regionais de saúde e pelas duas regiões autónomas, "mais 8.000 do que inicialmente previsto", referiu Lacerda Sales.

Adiantou ainda que, "em breve", serão distribuídos em Portugal os primeiros 5.000 testes de biologia molecular, que permitem resultados em cerca de 45 minutos ou uma hora.

Estes testes devem ser usados "preferencialmente em ambiente hospitalar", em casos de urgência, de pré-cirurgia ou de tratamentos oncológicos, exemplificou o secretário de Estado.

Relativamente aos ventiladores, António Lacerda Sales disse que, à data de hoje, foi reforçada a capacidade em mais 426 aparelhos, resultantes de encomendas, de doações e empréstimos.

"Desde o início da pandemia foram recuperados 87 ventiladores (já existentes) do Serviço Nacional de Saúde", revelou.

O secretário de Estado afiançou também que o Governo está "a fazer todas as diligências necessárias" para reduzir os atrasos na entrega de ventiladores provenientes do mercado chinês, que se encontra "sob grande pressão".

Neste momento, 65 ventiladores da encomenda de 500 encontram-se na Embaixada de Portugal em Pequim, a aguardar o novo voo da TAP. "Está prevista a chegada a Portugal no início da próxima semana", estimou.

Sobre a disponibilidade de camas em cuidados intensivos, o secretário de Estado afirmou que há situações muito distintas ao longo do país, existindo cerca de 350 camas de nível 3 de medicina intensiva disponíveis no momento.

Portugal regista 657 mortos associados à covid-19, em 19.022 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 28 mortos e mais 181 casos de infeção.

Das pessoas infetadas, 1.284 estão hospitalizadas, das quais 222 em unidades de cuidados intensivos, e 519 foram dadas como curadas.

O decreto presidencial que prolonga até 2 de maio o estado de emergência iniciado em 19 de março prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório