Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Fuma? A DGS tem recomendações para si em altura de Covid-19

Fique a par dos conselhos que a autoridade de Saúde partilhou com os portugueses.

Fuma? A DGS tem recomendações para si em altura de Covid-19
Notícias ao Minuto

23:13 - 16/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou nas redes sociais, na tarde desta quinta-feira, recomendações sobre o tabaco durante a pandemia e os tempos que estamos a atravessar. "Em altura de pandemia é necessário ter atenção especial, uma vez que fumar pode aumentar o risco de contrair a Covid-19", explica. 

O primeiro ponto destacado pela autoridade da Saúde é que "fumar diminui a imunidade e favorece as infeções pulmonares". Não se esqueça também que "o gesto de levar o cigarro à boca aumenta o risco de contaminação" e que deve lavar as mãos antes e depois de 'matar este vício'. 

Há ainda a necessidade de desinfetar frequentemente "os equipamentos para tabaco aquecido e cigarros eletrónicos com uma solução à base de álcool"

A DGS frisa ainda que não pode "nunca" partilhar o cigarro que está a fumar, seja ele o dito 'normal', eletrónico ou de aquecimento. 

Contudo, a melhor indicação é mesmo esta: deixe de fumar. "Deixar de fumar melhora a sua capacidade cardiovascular e respiratória e aumenta a sua capacidade de se defender contra a Covid-19", afirma a DGS. "Se é ex-fumador, não volte a fumar". 

Por fim, recorde que "quando alguém fuma, todos fumam à sua volta". 

Veja, em baixo, a publicação da Direção-Geral da Saúde sobre esta temática.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório