Meteorologia

  • 01 JUNHO 2020
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

AO MINUTO: Mais de 10 mil casos por cá. Tele-escola até ao 3º. ciclo

O novo coronavírus já fez mais de um milhão de infetados pelo mundo e mais de 59 mil mortes. Em Portugal, foram diagnosticados 10.524 casos de Covid-19 e 266 vítimas mortais.

AO MINUTO: Mais de 10 mil casos por cá. Tele-escola até ao 3º. ciclo

Portugal entrou às 00h00 de sexta-feira no prolongamento do Estado de Emergência - por mais 15 dias -, devido ao novo coronavírusque já fez 10.524 infetados e 266 mortes por cá

De acordo com o Presidente da República, em declarações feitas aquando do anúncio da prorrogação do Estado de Emergência, na quinta-feira, o mês de abril será particularmente difícil e só poderá "ser vencido, se não condescendermos, se não baixarmos a guarda".

A ganhar dimensões crescentes em vários países, Itália, Espanha, Reino Unido, França e os Estados Unidos têm-se destacado pelo elevado número de casos.

O número de infetados pela Covid-19 no continente americano praticamente triplicou na última semana, subindo de 115 mil a 312 mil, com os Estados Unidos a tornarem-se o foco da pandemia.

São já mais de um milhão o número total de infetados pelo mundo e mais de 59 mil mortes, de acordo com os dados do mapa interativo da Universidade Johns Hopkins.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 no Mundo:

16h12 - Continue a acompanhar aqui as atualizações posteriores.  

16h08 - A ministra da saúde, Marta Temido, garantiu hoje estar a "desenvolver os melhores esforços" para que as respostas ao nível da saúde mental possam proteger os portugueses, frisando ser altura de "equilibrar o medo com a coragem".

15h54 - O número de casos em Portugal continua a aumentar, tendo sido registadas mais 20 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total para 266, como referimos na manhã deste sábado. Para ter acesso a todos os dados, pode ver aqui aqui o boletim epidemiológico de hoje.

15h48 - Ao anunciar o prolongamento do Estado de Emergência em Espanha, Pedro Sánchez dirigiu umas palavras aos cidadãos, que vão continuar sob as medidas restristas por, pelo menos, mais duas semanas.

"Estes dias testam a nossa serenidade. São dias frenéticos, que nos fazem sentir ansiosos pelos nossos amigos e família. São os dias mais difíceis da nossa vida", salientou o primeiro-ministro espanhol.

15h41 - As escolas estão a preparar-se para aulas através da televisão pública para alunos até ao terceiro ciclo, para chegarem aos que não têm acesso à Internet, disse hoje o ministro da Educação, sem, contudo, avançar datas.  

15h36 - Uma criança de cinco anos morreu este sábado depois de ter testado positivo ao novo coronavírus, tornando-se na vítima mais nova desta pandemia no Reino Unido. De acordo com a imprensa britânica, a criança apresentava condições de saúde subjacentes, mas não identifica quais eram.

15h31 - Portugal vai fazer estudos para saber qual a proporção da população que adquiriu imunidade ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), estando a metodologia e a data a ser equacionada pela comunidade cientifica internacional, anunciou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

15h25 - O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, recorreu ao Twitter para revelar que, após uma conversa com o presidente dos EUA, Donald Trump, os dois países vão unir-se no combate ao novo coronavírus.

15h15 - As entidades que tradicionalmente organizam as celebrações da Semana Santa de Braga criaram um evento conjunto no 'Facebook' para promover a celebração "a partir de casa", medida tomada devido à pandemia covid-19, anunciou hoje a câmara local. Pode consultar a página aqui.

15h01 - As entidades que tradicionalmente organizam as celebrações da Semana Santa de Braga criaram um evento conjunto no 'Facebook' para promover a celebração "a partir de casa", medida tomada devido à pandemia covid-19, anunciou hoje a câmara local.

14h43 - A reunião de segunda-feira entre a OPEP e os aliados liderados pela Rússia para debater um corte significativo da produção de petróleo vai "provavelmente" ser adiada por alguns dias, indicou hoje fonte próxima da organização à AFP.

14h39 - Mais de 50 portugueses e 90 outros cidadãos europeus partem domingo da ilha indonésia de Bali num voo de repatriamento fruto de complexas negociações que envolveram a empresa dona do cruzeiro MSC Fantasia, que atracou em Lisboa.

14h37 - Em Espanha, uma mulher de 90 anos teve alta depois de ter estado internada devido à Covid-19. Os profissionais de saúde aplaudiram a sua recuperação, como pode ver nas imagens abaixo: 

14h34 - A câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, está a preparar espaços do concelho, com capacidade para 111 camas, para acolher idosos de lares, em caso de necessidade, no âmbito da resposta à pandemia, foi hoje anunciado.

14h35 - Sánchez, numa comunicação aos espanhóis, deixa uma mensagem de esperança nesta luta contra a pandemia de Covid-19. 

14h18 - O economista Francisco Louçã adverte, em entrevista à agência Lusa, que se não houver cooperação, "os países do Sul estarão a ser atirados para fora da União Europeia (UE)".

14h17 - Cada português infetado com covid-19 infetou em média, entre 21 de fevereiro e 16 de março, "pouco menos de duas pessoas", revelou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

14h10 - O Reino Unido registou 708 mortos nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortos para 4.313. Das 183.190 pessoas testadas, 41,903 testaram positivo, informaram, este sábado, as autoridades de saúde britânicas.

14h07 - A drástica redução da atividade nas cidades, devido à pandemia de covid-19, parece ter aumentado o número de animais e o cantar dos pássaros "é bem mais evidente", mas a invasão é só perceção, dizem especialistas ouvidos pela Lusa.

14h05 - De quarentena, Ronaldo deixa Georgina cortar-lhe o cabelo. Fique com as imagens: 

Ver essa foto no Instagram

Stay home and keep stylish  #stayhomestaysafe

Uma publicação compartilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) em 4 de Abr, 2020 às 5:40 PDT

13h57 - As universidades e institutos politécnicos consideram importante que as instituições de ensino superior mantenham alguma autonomia sobre práticas pedagógicas e de ensino durante o estado de emergência devido à pandemia de Covid-19.

13h52 - As autoridades iranianas afirmam que a capacidade hospitalar para os infetados de covid-19  continua a ser aumentada como medida de prevenção perante um possível agravamento da pandemia que, até hoje, causou a morte a 3.452 pessoas no país.

13h48 - Uma equipa de investigadores australianos afirma ter demonstrado que a ivermectina, um medicamento antiparasitário, pode eliminar o novo coronavírus em 48 horas em provas "in vitro", de acordo com um estudo publicado pela Antiviral Research.

13h44 - A Polícia e Segurança Pública está a apostar na pedagogia mas avisa que pode agir de forma mais "musculada" em relação às medidas que visam impedir a propagação do novo coronavírus.

13h39 - O número de mortos nos Países Baixos subiu para 1,651, um aumento de 164 nas últimas 24 horas, avançaram as autoridades de saúde, este sábado. Já o número de infeções pelo novo coronavírus aumentou para 16.627, mais 904 do que ontem.

13h34 - Nos dias em que a quarentena é exigida em várias partes do mundo, a imaginação é fundamental. Exemplo disso é esta ideia de alguns artistas malteses, que decidiram desenhar alguns dos lugares, paisagens e elementos mais representativos e emblemáticos de Malta, para que todos, dos mais novos aos mais velhos, tenham a oportunidade de viajar - a partir de casa - até às ilhas maltesas de uma forma divertida e descontraída, colorindo as ilustrações.

13h30 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez pelo menos 59.456 mortos em todo o mundo desde o surgimento do primeiro caso, em dezembro, na China, segundo um balanço feito pela agência AFP a partir de números oficiais. Com mais de 1.2 milhões de casos de infeçãoaté hoje, 211.600 pessoas foram consideradas curadas da doença (covid-19).

13h17 - O Presidente da República falou aos jornalistas este sábado, em Vila Franca de Xira, e referiu que "a banca deve entrar na corrida contra-relógio" que é esta luta contra o novo coronavírus e recorda que esta "deve ao País um contributo muito importante", recordando que este foi um dos setores mais ajudado pelos portugueses durante a crise financeira anterior.

13h15 - Durante a conferência de imprensa, este sábado, a ministra da Saúde revelou que cerca de 87% dos casos confirmados de Covid-19 em Portugal estão a recuperar no domicílio, não carecendo, para já, de cuidados hospitalares. 

O Ministério da Saúde revelou ainda que tem em entrega "80 mil zaragatoas e 260 mil testes" para fazer face à "falta de zaragatoas" que tem sido manifestada pelas entidades de saúde públicas e privadas. 

13h10 - O vice-presidente do FC Barcelona Jordi Cardoner, número dois do clube dedicado à área social, acusou positivo para o novo coronavírus, mas está bem e isolado em casa, informou o clube.

12h57 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, decidiu prolongar a continuação do estado de emergência até 26 de abril

12h52 - A polícia espanhola confirmou este sábado a morte de mais um dos seus agentes por infeção de novo coronavírus. De acordo com o jornal El Mundo, esta será a quinta vítima mortal entre as forças de segurança espanholas, somando-se dois polícias nacionais, um Mosso d'Esquadra e um polícia municipal de Madrid.

12h50 - A Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde fazem a conferência diária de evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal.

12h45 - O alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, e o chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, chegaram a acordo para ajudar África a enfrentar a crise da covid-19.

12h43 - Mais de 1.900 pessoas cumprem 14 dias de quarentena obrigatória em Macau, disseram hoje as autoridades, um dia depois de diagnosticado o 43.º caso importado de infeção pelo novo coronavírus.

12h38 - O portal “Science 4 COVID-19” - lançado esta sexta-feira -  compila recursos disponíveis para utilização em projetos e atividades de Investigação e Desenvolvimento, que visem o combate ao novo coronavírus, em linha com as autoridades de saúde portuguesas e internacionais.

A iniciativa serve “para dar resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19, assim como para alavancar novas atividades económicas de base tecnológica em Portugal", refere o  Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, num comunicado enviado às redações.

12h24 - Gaia cancela festas de São João e São Pedro da Afurada. Num comunicado enviado às redações, a mara lembra que não estão reunidas condições de segurança para a realização das tradicionais festas.

12h05 - O novo coronavírus já fez 266 mortos - mais 20 do que ontem - em Portugal e 10.524 infetados no total, informa o novo balanço da direção-geral de Saúde. Há também boas notícias, uma vez que o número de recuperados subiu para 75.

11h59 - Kuwait registou a primeira morte devido ao novo coronavírus, avança a agência de notícias KUNA, que cita um porta-voz do ministério de saúde. O número total de infeções confirmadas está em 479, tendo sido registado um aumento de 62 casos, nas últimas 24 horas.

11h55 - A Covid-19 continua a avançar na Grécia e, ainda que os números nacionais não sejam alarmantes, chegou à população dos campos de refugiados, que apresenta mais riscos de gerar uma crise de saúde e humanitária, afirma a Efe.

11h39 - Manter uma alimentação saudável é sempre importante, mas, durante esta luta contra a Covid-19, as Nações Unidas relembram a importância do consumo de frutas e vegetais para o reforço do sistema imunitário.

11h33 - Para garantir que pessoas com algum tipo de incapacidade recebam uma boa assistência médica durante a pandemia, a Organização Mundial de Saúde recomenda que o sistema nacional de saúde seja acessível - a nível económico e não só -, inclusivo e que sejam dadas consultas por videoconferência.

11h28 - O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, defendeu hoje o adiamento do debate sobre os 'coronabonds' para depois da crise e a concentração nas medidas em que haja consenso, numa entrevista a meios europeus hoje publicada.

11h25 - As ilhas Malvinas, território britânico no Atlântico Sul, anunciaram o seu primeiro caso de covid-19, um paciente com sintomas da doença que deu positivo depois de ter sido internado em 31 de março, foi hoje anunciado.

11h18 - Em comunicado enviado às redações, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou o cancelamento  das Marchas Populares e arraiais, lembrando que o essencial, neste momento, é controlar a curva pandémica. Os Casamentos de Santo António também não acontecerão este ano, uma vez que foi impossível realizar as entrevistas ao noivos.

11h10 - A economia portuguesa poderá recuar entre 5% e 10% este ano, mas "mais próximo dos 10%" na sequência da covid-19, e há o risco de a recuperação ser "muito lenta", adverte o economista Francisco Louçã.

11h00 - O número de mortes no Irão subiu para 3,452 este sábado, registando um aumento de 158 óbitos nas últimas 24 horas, informou o porta-voz do ministério da Saúde iraniano, Kianoush Jahanpur, citado pela Reuters. Há, neste momento, 55,743 casos confirmados no país, sendo que 4,103 se encontram em estado crítico.

10h41 - Espanha regista mais de 124.500 casos de infeção pelo novo coronavírus e 11.744 óbitos, um aumento de 809 mortes nas últimas 24 horas - o número mais baixo desde o sábado passado -, de acordo com o números avançados pelas autoridades de saúde espanholas. Do número total de infetados, 34.219 pacientes recuperaram.

10h37 - O número de mortes provocadas pela covid-19 em África ultrapassou hoje as 300 num universo de mais de 7.700 casos em 50 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia no continente.

10h32 - A Alemanha, quarto país no mundo com mais casos diagnosticados, regista hoje 85.778 infetados, um aumento de 6.082 em relação ao dia anterior, revela a entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças. São agora 1.158 vítimas mortais no total, um aumento de 141 nas últimas 24 horas.

10h26 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Gebreyesus, recorreu ao Twitter para relembrar que esta é uma altura de "solidariedade e cooperação" e que a OMS está preparada para ajudar o continente africano em tudo o que for necessário.

"Sabemos que podemos vencer a pandemia do novo coronavírus com determinadas ações. É tempo de solidariedade, união, compromisso, cooperação e apoio mútuo. A OMS está preparada para ajudar em África, porque a Covid-19 não é apenas um problema de saúde".

10h20 - Boris Johnson convidou os líderes dos partidos de oposição britânicos a trabalhar com ele durante "este momento de emergência nacional", referindo que quer ouvir os seus pontos de vista relativamente à pandemia da Covid-19.

.

10h15 - Nic Brown, residente do Ohio, agradeceu a médicos que o trataram numa unidade de Cuidados Intensivos deixando uma sentida mensagem através do vidro que foi a sua 'janela para o mundo' durante dias.

10h07 - O primeiro-ministro paquistanês salientou a escolha difícil do país entre manter a população a salvo do novo coronavírus, sem deixar que os cidadãos "morram à fome", uma vez que "a taxa de pobreza no país é elevada". Os espaços públicos como restaurantes e bares vão continuar encerrados, mas o setor agrícola e de construção irá permanecer aberto.

09h55 - Com alguns países de fronteiras fechadas, outros com voos internacionais suspensos, Covid-19 não alterou apenas a forma como nos deslocamos em terra, mas também no ar. Com fronteiras encerradas, voos internacionais parados, viagens de turismo e lazer suspensas, os céus, como todos já deveremos ter sentido, estão mais despedidos da habitual presença de aviões a rumar aos seus destinos

09h46 - Medidas para tratar os doentes com codiv-19, como a transformação de instalações em hospitais, assemelham-se às aplicadas na "gripe espanhola" de 1918, mas as parecenças acabam aí, porque não só o agente é diferente como Portugal é outro país, refere o ex-diretor-geral da saúde, Francisco George.

09h37 - A Coreia do Sul anunciou este sábado que irá prolongar a campanha de distanciamento social por mais 15 dias, de forma a impedir a propagação do novo coronavírus. "Não temos outra escolha, a não ser continuar com as medidas de distanciamento social", referiu o primeiro-ministro do país, Chung Sye-kyun.

09h33 - O ex-portista Felipe é um dos vários jogadores que estão a viver a pandemia do novo coronavírus bem de perto. O defesa do Atlético de Madrid mostra-se sensível à grave situação em que se encontra em Espanha e revela-se desiludido pelo facto de as pessoas não pensarem nas outras. Em causa está a "loucura" do "povo" no momento de ir às compras. 

09h26 - cantora Pink junta-se ao vasto leque de celebridades que testaram positivo para a Covid-19. Um dos filhos da cantora, James, de três anos, também apresentou sintomas da doença.

Ver esta publicação no Instagram

Two weeks ago my three-year old son, Jameson, and I are were showing symptoms of COVID-19. Fortunately, our primary care physician had access to tests and I tested positive. My family was already sheltering at home and we continued to do so for the last two weeks following the instruction of our doctor. Just a few days ago we were re-tested and are now thankfully negative. It is an absolute travesty and failure of our government to not make testing more widely accessible. This illness is serious and real. People need to know that the illness affects the young and old, healthy and unhealthy, rich and poor, and we must make testing free and more widely accessible to protect our children, our families, our friends and our communities. In an effort to support the healthcare professionals who are battling on the frontlines every day, I am donating $500,000 to the Temple University Hospital Emergency Fund in Philadelphia in honor of my mother, Judy Moore, who worked there for 18 years in the Cardiomyopathy and Heart Transplant Center. Additionally, I am donating $500,000 to the City of Los Angeles Mayor’s Emergency COVID-19 Crisis Fund. THANK YOU to all of our healthcare professionals and everyone in the world who are working so hard to protect our loved ones. You are our heroes! These next two weeks are crucial: please stay home. Please. Stay. Home.

Uma publicação partilhada por P!NK (@pink) a 3 de Abr, 2020 às 6:27 PDT

09h24 - O especialista em Psicologia de Educação, José Morgado, disse hoje que não há receitas infalíveis para os pais lidarem com crianças em confinamento no combate à covid-19, mas a "paciência" e "resiliência" é primordial na adaptação à nova vida.

09h20 - Portugal está a emitir menos 52 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por dia devido às medidas para conter a propagação do novo coronavírus, estima a organização ambientalista Zero.

09h16 - O responsável pelo Lar Nossa Senhora das Dores, Vila Real, destacou hoje as dificuldades em recrutar recursos humanos, principalmente na área da enfermagem, para a reabertura da instituição que foi evacuada após a deteção de casos covid-19.

09h09 - Com um crescimento relativamente descontrolado do números de casos de infeção por Covid-19, as autoridades germânicas continuam a impor regras 'duras' para tentar controlar a propagação do vírus. Multa por 'quebrar' protocolo de distanciamento chega aos 500 euros.

09h04 - O apelo a que as pessoas fiquem em casa tem sido constante e foi isso mesmo que a Câmara Municipal de Lisboa quis relembrar ao partilhar uma imagem de uma das zonas mais movimentadas da cidade, completamente vazia. "Fique em casa", lê-se apenas, na descrição da imagem do Terreiro do Paço.

09h01 - Equador está a ser fortemente afetado pela pandemia de Covid-19, multiplicando-se o número de casos e mortos. Falta de resposta das autoridades governativas está a gerar desespero entre a população que acusa do Governo de estar a deixar os seus cidadãos morrerem sem qualquer auxílio.

08h56 - Mais de 1.100 pessoas estão atualmente em quarentena em Timor-Leste em casa ou em centros criados para esse efeito pelo Governo timorense, não se tendo registado no país qualquer novo caso suspeito nas últimas 24 horas, informaram as autoridades.

08h52 - Ainda que não haja estudos que comprovem o risco de contágio de animais, a melhor opção é prevenir. Nesse sentido, SOS Animal, associação de defesa animal e ambiental, sugere cinco cuidados a ter com os animais domésticos de forma a proteger simultaneamente animais e humanos.

  • Evitar locais movimentados
  • Não permitir o toque de terceiros 
  • Limpar as patas dos animais 
  • Utilizar produtos veterinários
  • Álcool só se necessário

08h31 - Bandeira a meia haste. Pessoas paradas, isoladas ou à distância de segurança. Olhares tristes, semblantes carregados, lágrimas e silêncio. Assim foi este sábado a última despedida dos chineses aos milhares que caíram fruto da pandemia de Covid-19. Veja as marcantes imagens aqui.

08h22 - Cerca de 600 cidadãos alemães começaram a ser repatriados na sexta-feira da África do Sul pela Alemanha em voos operados pela South African Airways, que também transportam portugueses, numa operação, devido à pandemia, anunciou o embaixador alemão em Pretória.

08h12 - O Grupo Modelo, responsável pela produção da cerveja Corona, anunciou a suspensão da produção da bebida no México, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus. O anúncio foi publicado no Twitter, e deve-se ao facto de aquele país ter ordenado a suspensão de todos os negócios não-essenciais.

07h55 - O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado.

07h41 - Numa longa conversa com jornalistas de cinco órgãos de comunicação social, o responsável pela pasta das Finanças em Portugal, Mário Centeno, defende soluções criativas para enfrentar a crise financeira criada pela crise de saúde gerada pela pandemia de Covid-19

Centeno aconselha que os europeus tenham um 'segundo Plano Marshall', afiançando que numa Europa unida não há lugar para discriminação entre países.

07h10 - Estar em quarentena pode ser um período particularmente difícil, no entanto poderá ser uma boa altura para poupar algum dinheiro. Não sabe por onde começar? Clique aqui e conheça algumas dicas. 

07h00 - Cabo Verde registou hoje o sétimo caso de covid-19, agora em São Vicente, que passa a ser a terceira ilha do país com casos, de acordo com uma nota do Ministério da Saúde cabo-verdiano.

06h53 - A portaria que regulamenta as condições de atribuição de apoios de caráter extraordinário ao setor social e solidário, incluindo a instituições particulares de solidariedade social (IPSS), devido à pandemia de covid-19 entra hoje em vigor.

06h50 - O número de infetados com covid-19 no continente americano praticamente triplicou na última semana, subindo de 115 mil a 312 mil, com os Estados Unidos a tornarem-se o foco da pandemia, segundo registo da Universidade John Hopkins.

06h38 - A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia COVID-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento.

06h13 - Macau registou mais um caso da covid-19, o que eleva para 43 o número total de infetados no território, anunciaram as autoridades.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório