Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Popular músico e opositor ruandês Kizito Mihigo foi encontrado morto

O popular músico ruandês Kizito Mihigo, considerado culpado de conspiração para assassinar o Presidente do seu país, Paul Kagame, em 2015, foi hoje encontrado morto na prisão onde se encontrava, na capital do Ruanda, disseram as autoridades.

Popular músico e opositor ruandês Kizito Mihigo foi encontrado morto
Notícias ao Minuto

12:53 - 17/02/20 por Lusa

Mundo Kizito Mihigo

Kizito Mihigo, 38 anos, um dos sobreviventes de etnia tutsi do genocídio de 1994 naquele país, que matou mais de 800.000 pessoas entre tutsis e hutus moderados que tentaram protegê-los, terá sido encontrado morto, às primeiras horas da manhã, disse a polícia numa declaração.

O relato oficial sobre a morte do músico está a gerar algum ceticismo, num país onde o Governo é, frequentemente, acusado de atacar os críticos assumidos.

Descrito por muitos como o maior ícone cultural do Ruanda e um católico devoto, conhecido pelas canções que promovem a ajuda e o perdão, Mihigo tinha sido perdoado em 2018, mas voltou a ser preso na semana passada.

A polícia alegou que ele estava a tentar fugir para o vizinho Burundi para se juntar a grupos que lutam contra o Governo ruandês.

Por isso, encontrava-se detido há três dias, enquanto a polícia investigava por que estava a atravessar ilegalmente a fronteira e casos de suborno", disse o porta-voz da polícia, Eric Kabera, num comunicado hoje sobre a morte do músico.

A polícia disse que Mihigo tinha sido autorizado a encontrar-se com membros da sua família e com o seu advogado.

Fonte da Agência de Investigações do Ruanda disse, na quinta-feira, na rede social Twiter, que os órgãos de segurança do país tinham entregado Mihigo, alegando que as acusações contra ele incluíam a travessia ilegal para o Burundi para se juntar a grupos terroristas e por corrupção.

Mihigo foi preso em 2014 e condenado no ano seguinte a 10 anos de prisão, depois de ter sido considerado culpado de conspiração para assassinar ou prejudicar Kagamé e outros líderes do Ruanda.

O músico também foi condenado por cumplicidade em tentativa de derrubar o Governo e por conspiração para formar alianças com grupos com o intuito de desestabilizar o país.

Kizito Mihigo declarou-se culpado de todas as acusações, levando o juiz a dizer que lhe foi dada uma sentença indulgente, porque o arguido teria facilitado o trabalho do tribunal.

Em 2018 foi perdoado por Kagamé, juntamente com o líder da oposição do Ruanda, Victoire Ingabire. Mas na semana passada, a polícia disse que a sua tentativa de fuga constituiu uma violação das condições da ordem presidencial, o que significa a revogação do perdão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório