Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sismo em Porto Rico já fez oito feridos

Porto Rico foi afetado por um sismo de 6.4 na escala de Richter.

Sismo em Porto Rico já fez oito feridos
Notícias ao Minuto

14:33 - 07/01/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Sismo

Porto Rico foi sacudido, mais uma vez, esta terça-feira por um sismo de magnitude 6.4 na escala de Richter. Três horas depois, chegava uma réplica de 6.0. Estes são, como dá conta o Guardian, os abalos mais intensos de uma série de sismos que têm afetado a região. Há oito feridos a registar.

A autarca Mayita Meléndez, em declarações à estação televisiva WAPA, detalhou que as oito pessoas ficaram feridas na cidade de Ponce, nas imediações do epicentro do abalo. E aos feridos são somados danos materiais, nomeadamente as repercussões numa central nuclear do país.

Entre os danos há ainda a salientar o desabamento de uma igreja numa praça pública de Guayanilla, conforme indicou o autarca da região, Nelson Torres.

Adicionalmente, há falhas no fornecimento de energia, o que afeta as comunicações. Este facto poderá ter impacto no balanço do número de vítimas, já que as autoridades não conseguem comunicar de forma eficaz.

O primeiro abalo desta manhã levou as autoridades a emitirem inicialmente um alerta de tsunami para Porto Rico e para as Ilhas Virgens, que viria mais tarde a ser cancelado.

Recorde-se que ontem Porto Rico também foi atingido por um sismo de 5.8. Este tremor foi responsável pelo desabamento de casas na cidade costeira de Guánica, no sudoeste, e danificou dezenas de outras habitações. Aliás, uma rocha que era atração turística em Guayanilla, a Punta Ventana, perdeu a sua forma inicial.

Esta série de sismos que tem afetado a região remonta a 28 de dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório