Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Países europeus denunciam dimensão militar do programa nuclear iraniano

O Irão está a desenvolver mísseis balísticos nucleares, violando uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de acordo com uma denúncia da Alemanha, Reino Unido e França junto da ONU.

Países europeus denunciam dimensão militar do programa nuclear iraniano
Notícias ao Minuto

18:16 - 05/12/19 por Lusa

Mundo ONU

Os embaixadores dos três países europeus junto da ONU enviaram uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, onde lhe pedem que informe o Conselho de Segurança sobre o programa nuclear iraniano e sobre a forma como Teerão está a desenvolver novos mísseis nucleares, desrespeitando resoluções internacionais.

A carta cita imagens divulgadas em redes sociais, em abril, que mostram testes de voo de uma variante de mísseis balísticos de médio alcance.

Os embaixadores europeus mencionam ainda um relatório de 2015 da Agência Internacional de Energia Atómica, que já referia a dimensão militar do programa nuclear do Irão, que concluía a existência de ogivas militares em vários tipos de mísseis.

"A França, a Alemanha e o Reino Unido reafirmam, mais uma vez, a firme conclusão de que o desenvolvimento de mísseis balísticos com capacidade nuclear e tecnologias relacionadas", escrevem os embaixadores, na missiva enviada a António Guterres, salientando que a dimensão militar do programa nuclear iraniano é inconsistente com as resoluções do Conselho de Segurança.

Em 2018, o Presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou o acordo nuclear com o Irão, alegando que Teerão sistematicamente violava os termos do acordo, iniciando uma série de sanções económicas, especialmente nos setores da energia, principal fonte económica do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório