Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia investiga morte do co-fundador dos Capacetes Brancos na Síria

As autoridades turcas continuam a investigar as circunstâncias da morte do diretor da organização que ajudou a fundar os Capacetes Brancos da Síria, o britânico James Le Mesurier, encontrado morto na segunda-feira em Istambul, foi hoje divulgado.

Turquia investiga morte do co-fundador dos Capacetes Brancos na Síria
Notícias ao Minuto

17:48 - 12/11/19 por Lusa

Mundo James Le Mesurier

A agência noticiosa estatal turca, Anadolu, avançou hoje que a polícia turca recolheu o depoimento da mulher de James Le Mesurier, Emma Winberg, que, segundo o órgão estatal, parece excluir o envolvimento de uma outra pessoa.

James Le Mesurier, um antigo oficial do exército britânico e ex-funcionário das Nações Unidas, de 48 anos, foi encontrado morto às primeiras horas de segunda-feira no jardim do prédio onde residia, localizado no bairro central de Beyoglu, em Istambul.

Le Mesurier era presidente executivo da 'Mayday Rescue', organização que ajudou a fundar e a formar os "Capacetes Brancos", força civil de socorristas que opera nas zonas rebeldes na Síria.

Segundo a reprodução do depoimento, citada pela Anadolu, Emma Winberg, de 39 anos, ex-funcionária do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico e alto cargo da 'Mayday Rescue', disse à polícia turca que ninguém poderia ter entrado no apartamento entre as 4:30, hora em que viu o seu marido vivo no quarto, e as 5:30, hora em que foi lançado o alerta policial após a descoberta do corpo.

A polícia considera improvável, de acordo com a Anadolu, que o homem tenha caído de forma acidental da varanda do prédio, admitindo agora a tese de suicídio, uma vez que Le Mesurier, segundo o testemunho da mulher, sofria de depressão.

O corpo de James Le Mesurie apresentava fraturas na zona da cabeça e nas duas pernas.

Numa entrevista à estação turca NTV, o perito forense Nevzat Alkan manifestou, no entanto, sérias dúvidas em relação à tese de suicídio, referindo que as lesões verificadas no corpo de James Le Mesurie não corroboravam tal hipótese.

Nevzat Alkan, que recomendou a continuação da investigação, mencionou que Le Mesurie caiu de um terceiro andar, de uma altura não superior a seis metros.

Desde a sua criação em 2013, a Defesa Civil Síria, grupo que ficou conhecido pelos característicos capacetes brancos usados pelos voluntários, esteve envolvida no salvamento de milhares de vidas em áreas controladas pela oposição síria.

O grupo, composto por mais de 3.000 voluntários (como estudantes, professores ou até agricultores), é acusado pelo regime sírio e pela Rússia, aliado de Damasco, de apoiar os rebeldes nas áreas em que intervém.

O jornal britânico The Independent lembrou que a morte do britânico aconteceu três dias depois da porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, ter acusado publicamente Le Mesurier de ser "um antigo agente do MI6 [serviços secretos britânicos]".

Em 2016, os Capacetes Brancos receberam o chamado "Nobel alternativo", o prémio Right Livelihood.

Um ano depois, um documentário dedicado a este grupo de voluntários, intitulado 'The White Helmets', ganhou o Óscar de melhor documentário em curta-metragem.

Desencadeado em março de 2011 pela violenta repressão do regime de Bashar al-Assad de manifestações pacíficas, o conflito na Síria já provocou mais de 370 mil mortos, incluindo mais de 100 mil civis, e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório