Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Hino fascista tocou no regresso das touradas a Palma de Maiorca

O hino começou a tocar nos altifalantes da arena com o objetivo de silenciar os manifestantes no exterior.

Hino fascista tocou no regresso das touradas a Palma de Maiorca
Notícias ao Minuto

11:59 - 12/08/19 por Fábio Nunes

Mundo Touradas

Neste fim de semana, as touradas regressaram a Palma de Maiorca, em Espanha, depois de terem sido proibidas em 2017. O regresso das touradas a uma das arenas da ilha balear ficou ainda marcado pela decisão de porem a tocar o hino fascista ‘Cara al Sol’, que foi banido no país vizinho.

Cerca de 400 pessoas protestaram no exterior da arena contra o regresso das touradas a Maiorca entoando os cânticos “Não é arte, é tortura”, “Não às touradas” e “Liberdade”. De forma a abafar os cânticos dos manifestantes, na instalação sonora da arena começou inicialmente a tocar a música ‘Viva España’. No entanto, pouco depois ouviu-se o hino fascista.

Jorge Campos, líder do Vox nas ilhas baleares, assistiu na arena ao regresso das touradas a Palma de Maiorca. Fez-se acompanhar de uma bandeira de Espanha e afirmou que quis demonstrar assim o seu apoio às touradas.

Em 2017, o governo regional das ilhas baleares proibiu as touradas e promoveu uma versão alternativa na qual o animal não era magoado. O toureiro só podia usar uma capa e o touro não podia ficar mais de dez minutos na arena. Quem provocasse danos físicos ou psicológicos aos animais incorria em multas que podiam chegar aos 100 mil euros.

Mas esta decisão foi anulada pelo Supremo espanhol no ano passado, que apenas manteve a proibição de venda de álcool nas arenas e decidiu continuar a proibir a entrada de menores de idade nas arenas. O Supremo considerou que, ao dar provimento à decisão do governo regional das ilhas baleares, o tribunal regional excedeu a sua autoridade ao tornar ilegal uma parte da cultura espanhola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório