Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 28 mortos após explosão de mina no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas hoje após a explosão de uma mina que foi ativada pela passagem de um autocarro numa estrada nacional na província de Farah, no oeste do Afeganistão.

Pelo menos 28 mortos após explosão de mina no Afeganistão
Notícias ao Minuto

08:48 - 31/07/19 por Lusa

Mundo Explosão

A explosão ocorreu por volta das 06:00 (02:30 em Lisboa), quando o autocarro "cheio de passageiros" acionou a mina ao passar num trecho da estrada que liga as províncias de Herat (oeste) e Kandahar (sul), disse o porta-voz da polícia de Farah, Muhibullah Muhib, à agência de notícias espanhola EFE.

"De acordo com a informação inicial, 28 passageiros morreram, a maioria mulheres e crianças", além de 10 feridos, disse o porta-voz, acrescentando que o número de vítimas pode aumentar, já que ainda não receberam informações de algumas das vítimas que foram transportadas para centros médicos na província vizinha de Herat.

O número de vítimas civis em quase duas décadas de conflito no Afeganistão continua extremamente alto, com 1.366 mortos e 2.446 feridos somente no primeiro semestre de 2019, informou na terça-feira a Missão da ONU no Afeganistão (UNAMA) no seu mais recente relatório.

Segundo a UNAMA, o objetivo de "zero vítimas", acordado este mês em Doha, durante as negociações entre os representantes dos Estados Unidos, a sociedade afegã e os talibãs, ainda está longe de ser alcançado.

Dos mortos em 2019, o maior número, 717, deveu-se a ações das forças afegãs e internacionais e 531 a grupos extremistas como os talibãs e o Estado Islâmico, uma situação sem precedentes desde que esses dados começaram a ser coletados em 2009.

Entre os motivos para a diminuição do número de vítimas pelas ações insurgentes está a redução no uso de engenhos explosivos, que ainda representam 28% do total, com 206 mortos e 859 feridos, segundo o relatório.

Após quase duas décadas de conflito, o Afeganistão está num estágio de otimismo devido ao progresso das negociações entre os representantes dos Estados Unidos e os talibãs, que insistem na necessidade dos norte-americanos retirarem as suas tropas o mais rápido possível do país para que o diálogo de paz atinja uma nova fase.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório