Bombardeamentos do regime sírio matam mais 12 pessoas

Bombardeamentos do regime sírio mataram hoje 12 civis, dos quais três eram crianças, no nordeste da Síria, em guerra, revelou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Notícia

© Reuters

Lusa
07/07/2019 18:59 ‧ 07/07/2019 por Lusa

Mundo

Síria

Desde o fim de abril, que o regime sírio e o seu aliado russo intensificaram os ataques sobre a província de Idleb e arredores. Os bombardeamentos mataram mais de 540 civis, segundo o Observatório, e forçaram à fuga cerca de 330.000 pessoas, depois da ONU.

A província de Idleb está em grande parte nas mãos do grupo 'jihadista' Hayat Tahrir al-Chamu (HTS, o braço sírio da Al-Qaida), que controla também, com grupos rebeldes, alguns setores das províncias vizinhas de Alep, de Hama e de Lattaquié, maioritariamente sob controlo do regime sírio.

Sete civis, entre os quais uma menina, foram mortos com tiros de artilharia e raides aéreos do regime no norte da província de Hama, indicou o OSDH, que dispõe de uma vasta rede de fontes no país em guerra.

Quatro outros civis, entre eles um homem e a sua jovem filha, foram mortos num ataque do regime sírio perto de Maaret al-Noomane, localidade também situada na província de Idleb, segundo a ONG.

Na mesma província, uma terceira criança foi morta com um tiro de roquete na aldeia de Jadariya, adiantou a OSDH.

Entre sexta e sábado, os bombardeamentos tinham causado a morte de 20 civis, dos quais seis eram crianças, na mesma província de Idleb, acrescentou a mesma fonte.

No total, 25 estruturas médicas foram destruídas desde o fim de abril pelos bombardeamentos no sul da província de Idleb e no norte da vizinha Hama, segundo a ONU.

A guerra na Síria começou em 2011 com a repressão de manifestações pró-democracia, e já fez mais de 370.000 mortes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas