Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Damasco acusa Israel de "terrorismo de Estado" após bombardeamentos

As autoridades sírias acusaram hoje Israel de "terrorismo de Estado" após ataques aéreos na Síria atribuídos ao Estado hebreu, que causaram 15 mortos, incluindo seis civis, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Damasco acusa Israel de "terrorismo de Estado" após bombardeamentos
Notícias ao Minuto

11:44 - 02/07/19 por Lusa

Mundo Síria

No domingo a agência noticiosa oficial Sana afirmou que quatro civis tinham sido mortos num bombardeamento israelita na Síria, país em guerra e vizinho de Israel.

Israel, que recusou fazer comentários sobre o bombardeamento, raramente confirma os seus ataques aéreos na Síria, embora nos últimos meses tenha reivindicado alguns.

Segundo o OSDH, Israel realizou ataques perto da capital síria, Damasco, e na província de Homs (centro), causando 15 mortos, entre os quais seis civis e nove combatentes pró-regime.

A ONG indicou que os bombardeamentos de domingo atingiram posições iranianas perto de Damasco e tiveram como alvo um centro de investigação e um aeroporto militar a oeste da cidade de Homs, onde estão destacados combatentes do movimento xiita libanês Hezbollah e iranianos.

"As autoridades israelitas praticam cada vez mais o terrorismo de Estado", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio num comunicado divulgado pela Sana.

"A última odiosa agressão insere-se nas tentativas constantes de Israel para prolongar a crise na Síria", adiantou.

Após o ataque, o ministério apresentou queixa junto do Conselho de Segurança das Nações Unidas, segundo a Sana.

Desde que a guerra da Síria foi desencadeada em 2011, Israel realizou vários ataques contra o exército sírio, mas também contra as forças do Irão e do Hezbollah, aliados do regime de Bashar al-Assad e inimigos do Estado hebreu.

A guerra da Síria já causou mais de 370.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório