Os Mossos d'Esquadra, a polícia da Catalunha, estão a investigar uma burla que levou um homem, de 60 anos, a perder 40 mil euros em Mollerussa. Os cibercriminosos fizeram-se passar por um banco e roubaram o dinheiro da conta bancária da vítima.
A queixa, segundo o La Vanguardia, foi apresentada na última sexta-feira. A vítima recebeu uma chamada telefónica em que os suspeitos se fizeram passar por funcionários do BBVA, alertando-o de que tinha sido vítima de uma burla.
Para continuar com o suposto processo de segurança, os burlões pediram-lhe para descarregar uma aplicação no seu dispositivo móvel. Uma vez instalada, a aplicação permitiu aos criminosos obter os seus dados pessoais e palavras-chave.
Assim, efetuaram vários levantamentos de 800 euros, solicitaram transferências adicionais e obtiveram um crédito em seu nome.
Ao aperceber-se da situação, o homem contactou rapidamente o seu banco, que conseguiu bloquear a conta a tempo de evitar a perda total do dinheiro. Apesar disso, os criminosos conseguiram levantar 40 mil euros.
Leia Também: Treze pessoas feridas por raio num jardim zoológico em França