Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Chegou ao fim a luta de Vincent. Médicos começaram a desligar máquinas

Chega ao fim disputa familiar de mais de uma década pela vida de Vincent Lambert, tetraplégico e em estado vegetativo.

Chegou ao fim a luta de Vincent. Médicos começaram a desligar máquinas
Notícias ao Minuto

16:45 - 02/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

O caso de Vincent Lambert poderá, finalmente, chegar a uma conclusão. De acordo com o Guardian, os médicos estão a começar a desligar as máquinas de suporte de vida ao francês, que é tetraplégico e está em estado vegetativo, num dos casos mais polémicos sobre o direito a morrer em França.

Esta terça-feira, o médico responsável pelo caso de Vincent informou a família via email sobre a intenção de descontinuar os tratamentos, para dar seguimento à decisão dos tribunais franceses.

Recorde-se que na passada sexta-feira o Tribunal de Cassação (Supremo Tribunal) decidiu que os médicos podem parar de alimentar o paciente, terminando uma disputa de onze anos entre a mulher e os pais do homem.

Os médicos pediram aos familiares, no mesmo email, que assegurem que o "apoio ao senhor Lambert seja o mais pacífico, intímo e pessoal possível".

Recorde-se que em maio passado os tratamentos chegaram a ser parados, mas o Tribunal de Recurso de Paris ordenou a reposição para manter vivo Laurent, até que um comité da ONU se pronunciasse sobre a questão, a pedido dos pais.

Vincent Lambert, antigo enfermeiro de psiquiatria que ficou tetraplégico em 2008 na sequência de um acidente rodoviário, tornou-se um símbolo do debate sobre a eutanásia em França e o centro de uma batalha jurídica entre elementos da sua própria família, nomeadamente entre a sua mulher (que concorda que as máquinas sejam desligadas) e os seus pais, católicos assumidos que defendem a manutenção do suporte de vida.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o Papa Francisco constam entre as figuras e as instituições que reagiram ao caso.

Em 2011, os médicos que seguem este caso descartaram por completo qualquer possibilidade de melhorias no estado de Vincent Lambert e, em 2014, o seu estado passou a ser classificado como vegetativo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório