Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Brexit: Coordenador do PE acusa Boris Johnson de "desinformação"

O coordenador do Parlamento Europeu para o 'Brexit', Guy Verhofstadt, acusou Boris Johnson, favorito para suceder à primeira-ministra britânica Theresa May, de "desinformação" sobre o 'Brexit', num texto de opinião publicado hoje pelo jornal The Guardian.

Brexit: Coordenador do PE acusa Boris Johnson de "desinformação"
Notícias ao Minuto

12:50 - 28/06/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

Segundo o antigo primeiro-ministro belga, Boris Johnson "continua a esconder, exagerar e a desinformar sobre o 'Brexit'" e sobre a forma como pretende resolver o impasse do processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Entre as "inverdades" defendidas pelo antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Verhofstadt cita "o mito de que o Reino Unido pode rasgar o acordo de saída da UE, recusar honrar os seus compromissos financeiros para com a UE e, ao mesmo tempo, começar a negociar acordos de comércio livre".

"Como costuma ser o caso dos populistas, a fascinante combinação de promessas falsas, pseudo-patriotismo e a desvalorização de estrangeiros por parte de Boris Johnson não corresponde à realidade", acrescenta.

Boris Johnson disputa com o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, a eleição interna no partido Conservador para suceder a Theresa May à frente do partido, e, consequentemente, no cargo de primeiro-ministro.

Ambos estão a percorrer o país e a participar em debates em diferentes locais para ganhar apoio entre os cerca de 160 mil militantes, cujo voto vai decidir qual dos dois vai substituir Theresa May.

Os militantes podem votar, por via postal, até às 16:00 horas de 22 de julho e, no dia seguinte, e o vencedor será divulgado no dia seguinte, desencadeando a demissão da primeira-ministra britânica para dar o lugar ao novo líder do partido do governo.

Theresa May renunciou à liderança do partido Conservador a 07 de junho devido à dificuldade em fazer aprovar o acordo de saída que concluiu com Bruxelas em novembro, mas continua como chefe de governo até a eleição do sucessor.

Ambos os candidatos comprometeram-se a concretizar o "Brexit" até ao prazo de 31 de outubro, mas, enquanto que Hunt não descarta um novo adiamento, Johnson está determinado a sair naquela data, incluindo sem acordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório