Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal indonésio rejeita alegações de fraude nas presidenciais

O Tribunal Constitucional da Indonésia rejeitou hoje o pedido de impugnação dos resultados eleitorais, que alegava ter havido ma gigantesca fraude, abrindo caminho à tomada de posse de Joko Widodo para um segundo mandato como Presidente.

Tribunal indonésio rejeita alegações de fraude nas presidenciais
Notícias ao Minuto

16:50 - 27/06/19 por Lusa

Mundo Indonésia

Segundo o Tribunal Constitucional, os advogados que representam o candidato derrotado nas eleições de abril, Prabowo Subianto, não conseguiram provar as alegações de que existiram milhões de votações falsas e posições tendenciosas das instituições estatais.

A posição do Constitucional não foi inesperada, já que os documentos apresentados ao tribunal para sustentar as alegações de fraude se baseavam apenas em artigos de jornais.

Desde meados de junho que Jacarta está sob alerta, altura em que começaram as audições no Tribunal Constitucional sobre as alegadas irregularidades nas eleições presidenciais.

Protestos realizados a 21 e 22 de maio causaram oito mortos, centenas de feridos e a detenção de mais de 400 pessoas.

Várias acusações de alegadas irregularidades foram apresentadas por Prabowo Subianto, genro do antigo ditador Suharto, criticando a forma como decorreram as eleições em que Joko Widodo foi reeleito Presidente, com 55% dos votos.

Organizações de direitos humanos, como o Setara Institute, manifestaram preocupação sobre a ação de alguns dos apoiantes de Prabowo mais extremistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório