Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Prisão perpétua para enfermeiro alemão acusado de matar 85 pacientes

Niels Högel foi condenado pela morte de 85 pacientes. Mas as autoridades acreditam que o número de vítimas terá chegado às centenas.

Prisão perpétua para enfermeiro alemão acusado de matar 85 pacientes
Notícias ao Minuto

10:43 - 06/06/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Alemanha

O Ministério Público germânico assim o tinha pedido e, esta quinta-feira, o tribunal confirmou-o: o enfermeiro Niels Högel vai passar o resto da vida detido, após ter sido condenado pela morte de 85 pacientes.

Teme-se, no entanto, que o número de vítimas seja superior. As autoridades alemãs admitem que o enfermeiro poderá ter sido responsável pela morte de centenas de pacientes.

O ex-enfermeiro confessou, no início do julgamento, ter assassinado 43 pessoas, mas garantiu não se lembrar dos outros 52 casos.

As mortes ocorreram enquanto este enfermeiro trabalhou em dois hospitais na Alemanha, entre 2000 e 2005. Durante estes cinco anos, primeiro no hospital de Oldenbourg e depois no de Delmenhorst, Niels Högel injetava intencionalmente pacientes seus com medicamentos que provocavam paragens cardíacas. De seguida, tentava reanimá-los, mas sem sucesso na maior parte dos casos.

Esta é a terceira condenação do enfermeiro que será mesmo o maior serial-killer da história do seu país.

"Os crimes cometidos por Niels Högel ultrapassam todo o entendimento e todos os limites conhecidos", afirmou mesmo o presidente do tribunal de Oldenburgo, Sebastian Bührmann.

O juiz admitiu na sua sentença que, "apesar de todos os esforços", as autoridades só conseguiram 'destapar' uma parte do "nevoeiro". Admite-se que o número total de vítimas mortais terá rondado os 300. Dirigindo-se ao criminoso, o juiz admitiu repetidas vezes que os crimes deste enfermeiro eram "incompreensíveis".

Atualmente com 42 anos de idade, as vítimas deste antigo enfermeiro - as 85 mortes confirmadas nesta condenação - tinham idades entre os 34 e os 96 anos.

A legislação alemã permite que ao fim de 15 anos de pena o enfermeiro possa pedir a liberdade condicional, mas dada a gravidade e quantidade de crimes, dificilmente verá reduzida a sentença de perpétua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório