Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Kremlin alerta Zelensky que pediu mais sanções aos EUA contra Rússia

O Kremlin alertou hoje o novo Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, que pediu aos Estados Unidos novas sanções económicas contra a Rússia, considerando que isso não favorecerá uma resolução da guerra no leste da Ucrânia.

Kremlin alerta Zelensky que pediu mais sanções aos EUA contra Rússia
Notícias ao Minuto

13:50 - 21/05/19 por Lusa

Mundo Rússia

uma retórica que não ajudará a Ucrânia a resolver o problema no sudeste", declarou aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, referindo-se às regiões separatistas ucranianas onde uma guerra desencadeada na primavera de 2014 já causou perto de 13.000 mortos.

Volodymir Zelensky, 41 anos, tomou posse na segunda-feira, tendo afirmado que a sua prioridade é acabar com o conflito com os separatistas pró-russos.

"Não ultrapassaremos a agressão russa sozinhos", disse Zelensky num encontro com responsáveis norte-americanos à margem daquela cerimónia, adiantando que é necessário "aumentar as sanções", segundo declarações divulgadas pela presidência.

A delegação era liderada pelo secretário da Energia norte-americana, Rick Perry.

Dmitri Peskov disse hoje que apenas a Ucrânia pode acabar com o conflito no leste do país, seguindo os acordos de paz de Minsk negociados em 2015 por Kiev, Moscovo, Berlim e Paris.

"Os Estados Unidos não podem completar a lista (das imposições) dos acordos de Minsk, tal como a Rússia. É Kiev que pode e que o deve fazer", declarou.

Os acordos de Minsk permitiram reduzir consideravelmente os confrontos no leste da Ucrânia, mas continuam a acontecer regularmente episódios de violência na linha da frente. Quanto à componente política permaneceu letra morta, rejeitando os beligerantes a responsabilidade pelo fracasso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório