Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

BAD e ONU prometem colaborar mais para atingir metas do desenvolvimento

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, concordaram hoje que é preciso uma "colaboração mais profunda" entre as duas entidades para se atingirem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

BAD e ONU prometem colaborar mais para atingir metas do desenvolvimento

De acordo com um comunicado do BAD, "os dois líderes concordaram que os esforços atuais têm de ter sucesso em África, sob pena de falharem globalmente, e enfatizaram a necessidade de uma colaboração mais profunda entre as suas instituições para se alcançar os ODS".

A reunião entre os dois líderes decorreu no rescaldo da participação do presidente do BAD, nos Encontros da Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que decorreram em abril, em Washington.

"Guterres sinalizou o seu forte apoio à iniciativa 'Do Deserto à Energia', que deverá dar eletricidade a 250 milhões de pessoas, e ofereceu-se para convocar uma reunião especial global no Lago Chad, em articulação com o Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari", acrescenta a nota divulgada pela instituição financeira multilateral com sede em Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim.

"O secretário-geral Guterres e eu tivemos um encontro altamente produtivo e estamos empenhados em aumentar as parcerias estratégica e operacional entre a ONU e o BAD; sinto-me encorajado pelo apoio generoso do secretário-geral às iniciativas de desenvolvimento do banco, que estamos certos vão dar frutos em todo o continente", comentou o presidente do BAD, citado no comunicado.

Segundo o Banco, Guterres aceitou o convite de Adesina para participar na edição deste ano do Fórum Africano de Investimento, que se realiza em Joanesburgo, na África do Sul, em novembro, depois da edição inaugural, no ano passado, ter garantido um financiamento de 38,7 mil milhões de dólares para projetos em África.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório