Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pyongyang descreve como "ataque terrorista" assalto a embaixada em Madrid

Pyongyang descreveu hoje como um "ataque terrorista" o assalto à sua embaixada em Madrid, em fevereiro, reivindicado por um grupo de opositores do regime, segundo um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

Pyongyang descreve como "ataque terrorista" assalto a embaixada em Madrid
Notícias ao Minuto

05:43 - 31/03/19 por Lusa

Mundo Fevereiro

"Um grave ataque terrorista ocorreu em 22 de fevereiro, durante o qual um grupo armado atacou a embaixada da RPDC", disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citando as iniciais do nome oficial do país, Republica Popular Democrática da Coreia.

A representação diplomática norte-coreana foi alvo de um assalto em 22 de fevereiro, alguns dias antes da segunda cimeira, em Hanói, entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Na terça-feira, um juiz de instrução espanhol tornou públicos pormenores sobre o assalto e sobre o alegado grupo responsável. Mais tarde, o grupo de Defesa Civil Cheollima (DCC) reivindicou o ataque.

Na primeira reação oficial, a Coreia do Norte referiu-se hoje a um possível envolvimento dos EUA no ataque e exortou as autoridades espanholas a levar à justiça "terroristas e aqueles que puxam os cordelinhos".

"Esperamos que as autoridades competentes em Espanha (...) investiguem este incidente de forma completa e responsável", frisou o porta-voz do regime, em comunicado.

Os tribunais espanhóis indicaram que o suposto líder do grupo é Adrian Hong Chang, um cidadão mexicano residente nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório