Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Missão militar mobilizada em França para protesto dos Coletes Amarelos

A missão militar antiterrorista 'Sentinelle (Sentinela)' será mobilizada no sábado para reforçar a segurança durante as manifestações dos Coletes Amarelos em França, nomeadamente para proteger edifícios oficiais e outros "pontos fixos", anunciou hoje o governo francês.

Missão militar mobilizada em França para protesto dos Coletes Amarelos
Notícias ao Minuto

15:54 - 20/03/19 por Lusa

Mundo Decisão

A iniciativa, anunciada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, permitirá às forças de ordem "concentrarem-se nas manifestações, na manutenção e no restabelecimento da ordem", disse o porta-voz do Governo, Benjamin Griveaux, quatro dias após a violência ocorrida nos Campos Elíseos durante a 18ª manifestação dos Coletes Amarelos.

"Temos à nossa disposição a missão 'Sentinelle', integrada por militares que têm toda a vocação de proteger os locais, como os nossos cidadãos estão acostumados a ver", disse Griveaux.

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou na segunda-feira uma série de medidas para responder à violência que ocorreu na última manifestação dos Coletes Amarelos, que realizam desde meados de novembro manifestações de caráter social e fiscal.

A operação 'Sentinelle' representa uma mobilização sem precedentes do exército no território francês desde a guerra da Argélia.

Dados de 2017 esclarecem que 7 mil militares estão mobilizados permanentemente - metade na região de Paris - desde os ataques de janeiro de 2015 em Paris.

Estes soldados protegem em França locais religiosos (sinagogas, mesquitas), locais particularmente expostos ao risco de terrorismo ou muito frequentados (locais turísticos e estações de comboio).

Estão presentes quase permanentemente em determinados sítios, como aeroportos ou museus.

Um carro da missão 'Sentinelle' foi incendiado por manifestantes perto da Torre Eiffel a 9 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório