Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Itália vai ter em maio a primeira praia onde é proibido fumar

Novas normas serão aplicadas no final de maio e a ideia é que o projeto seja replicado por outros países.

Itália vai ter em maio a primeira praia onde é proibido fumar
Notícias ao Minuto

15:54 - 26/02/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Ambiente

A estância turística de Bibione, em Veneza, vai ter a primeira praia italiana com proibição de fumar, com o objetivo de proteger o ambiente, o mar e proporcionar um ar mais saudável para os veraneantes.

A decisão, diz o Guardian, chega de forma definitiva depois de oito anos de consciencialização através do projeto ‘Breathe the Sea Air’, que chegou a implementar uma proibição de fumar no trecho entre a primeira linha de guarda-sóis e o mar.

A proibição vai abranger toda a praia do resort turístico, no norte do Adriático, e será implementada no final de maio. As novas medidas implicam, também, a instalação de áreas para fumadores que se situarão entre 300 a 400 metros da linha de água.

Só em maio serão conhecidos outros detalhes da nova legislação, como as multas a aplicar e se os cigarros eletrónicos serão ou não permitidos.

Este projeto, que pretende livrar a zona balnear das beatas, proteger o mar dos resíduos e tornar o ar mais saudável para os veraneantes, é apoiado pelo Ministério da Saúde italiano, pelo Instituto Nacional do Cancro de Milão e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que estas instituições pretendem divulgar os resultados do projeto a nível mundial.

Sublinhe-se que entre 2014 e 2018, como parte do projeto, foram recolhidas 550 mil beatas na praia de Bibione, que teriam acabado no mar se não tivessem sido recolhidas. A decomposição de uma beata pode levar até dez anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório