Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Oposição da Guiné Equatorial apoia Juan Guaidó

Nairobi, 03 fev (Lusa) - O principal partido da oposição da Guiné Equatorial, Cidadãos para a Inovação (CI), transmitiu hoje o seu "apoio" a Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, face à posição de Teodoro Obiang Nguema, que apoia Nicolas Maduro.

Oposição da Guiné Equatorial apoia Juan Guaidó
Notícias ao Minuto

11:37 - 03/02/19 por Lusa

Mundo Crise Venezuela

"Envio o nosso mais forte apoio e solidariedade ao presidente interino da Venezuela e líder da oposição, D. Juan Guaidó, que está atualmente à frente do sofrido povo irmão da República da Venezuela", disse Gabriel Nse Obiang, líder do CI, em comunicado citado pela agência EFE.

"Aplaudimos o compromisso dos países e organizações democráticas da comunidade internacional que apoiam o processo de democratização da Venezuela e que reconheceram oficialmente o presidente interino", acrescenta o responsável na sua mensagem.

Nesse sentido, o partido da oposição da Guiné Equatorial solicitou a estes atores internacionais que sejam "decisivos e conclusivos" para que, com "justiça e equidade", o "trabalho democrático iniciado não fique pela metade".

A mesma força política pediu igualmente que seja "evitado mais derramamento de sangue" e sublinhou que a solução para esta crise política "internacionalizada" tem de passar pela "celebração de eleições livres, justas, transparentes e inclusivas".

Da mesma forma, o CI elogiou os cidadãos da "república irmã da Venezuela" que estão a tomar as ruas para reivindicar "a liberdade, a justiça e a democracia", apesar das violações dos direitos humanos por parte daqueles que "acreditam na democracia militarizada, atormentada pela ausência de direitos e liberdade".

Esta posição do CI é contrária àquela expressa pelo governante do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), Teodoro Obiang Nguema, que em 25 de janeiro condenou a autoproclamação de Guaidó por considerá-la "um golpe de Estado antidemocrático, ilegítimo e criminoso".

"O PDGE não apoia nem apoiará jamais qualquer tentativa de golpe de Estado por interferência neocolonialista e imperialista por parte de forças estrangeiras a uma nação", disse o partido, cujo presidente fundador é Obiang, chefe de Estado da Guiné Equatorial.

Obiang, de 76 anos, está na liderança do país, que é uma ex-colónia espanhola, desde 1979, quando chegou ao poder com um golpe de Estado que derrubou o seu tio Francisco Macias.

O presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, autoproclamou-se no dia 23 de janeiro Presidente interino da Venezuela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório