Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Iémen: Governo e rebeldes Houthi dispostos a reunir-se para negociar paz

O enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iémen afirmou na sexta-feira que o governo reconhecido internacionalmente e os rebeldes xiitas Houthi estão dispostos a iniciar negociações de paz, que quer fazer na Suécia.

Iémen: Governo e rebeldes Houthi dispostos a reunir-se para negociar paz
Notícias ao Minuto

06:58 - 17/11/18 por Lusa

Mundo ONU

Martin Griffiths disse ao Conselho de Segurança que tenciona juntar as partes beligerantes "em breve", no que disse ser "um momento crucial para o Iémen", que, acentuou, está a viver "o maior desastre humano no mundo" e tem a economia "à beira do colapso".

Acentuou que o povo iemenita "desespera por uma solução política para uma guerra na qual é a principal vítima".

Os membros do Conselho de Segurança ouviram também o diretor do Programa Mundial de Alimentação (PMA), da ONU, David Beasley, denunciar que "a situação no país não está à beira da catástrofe, é uma catástrofe".

Beasley advertiu igualmente que a situação catastrófica vai continuar a agravar-se se a situação económica não melhorar.

"Se não injetarmos imediatamente liquidez na economia, não creio que seja suficiente o apoio humanitário para poder fazer frente ao colapso que está a ter lugar", afirmou Beasly, que há três dias concluiu uma visita de três dias ao país árabe.

O máximo responsável do PMA adiantou que o país precisa de 200 milhões de dólares por mês para evitar a paralisia económica, devido ao colapso da moeda iemenita (o rial), ao aumento dos preços e à falta de trabalho, entre outros.

Por seu lado, o secretário-geral-adjunto da ONU para os Assuntos Humanitários, Mark Lowcock, declarou, na sua intervenção, que nos últimos dias se registou uma redução dos combates no porto estratégico de Hodeida, sob controlo dos rebeldes.

A guerra no Iémen intensificou-se em março de 2015, com a intervenção da coligação liderada pela Arábia Saudita e apoiada pelos Estados Unidos da América, em apoio do presidente iemenita, Abdo Rabu Mansur Hadi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório