Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Colisão entre petroleiro e navio de guerra noruegês faz sete feridos

Um navio de guerra norueguês e um petroleiro com pavilhão de Malta colidiram hoje num fiorde da Noruega provocando sete feridos ligeiros, anunciaram as autoridades de Oslo.

Colisão entre petroleiro e navio de guerra noruegês faz sete feridos
Notícias ao Minuto

08:34 - 08/11/18 por Lusa

Mundo Acidente

A fragata KNM Helge Igstad que regressava das manobras navais da NATO, Trident Juncture 18, foi evacuada após a colisão com o petroleiro Sola TS.

"A água está a entrar (na fragata) e existe perigo real, no local onde se encontra", disse à France Presse, um responsável pelos serviços de socorro.

A televisão pública da Noruega NRK está a difundir uma fotografia que mostra que o nível da água atinge a plataforma de helicópteros do navio de guerra.

No total, 137 marinheiros encontravam-se a bordo da fragata e a tripulação do petroleiro maltês era composta por 23 pessoas.

"O Exército pôs à disposição todos os meios necessários para prestar assistência ao KNM Helge Ingstad" disse à AFP o tenente coronel Ivar Moen, porta-voz militar norueguês.

Trata-se de uma fragata construída em 2009 e pertence à mesma classe de navios militares que participaram nas operações de desarmamento químico da Síria entre 2013 e 2014.

O petroleiro de 62 mil toneladas, de pavilhão maltês, apresenta danos ligeiros e vai ser rebocado para um terminal petrolífero perto da zona onde ocorreu a colisão.

As circunstâncias do acidente ainda não foram apuradas.

Segundo as Forças Armadas da Noruega, a colisão ocorreu às 04:00 (03:00 em Lisboa) no fiorde de Hjeltefjord, perto de Bergen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório