Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Esperam-se protestos na inauguração da Estátua da Unidade na Índia

A estátua vai passar a ser a maior do mundo com 182 metros de altura. Comunidades que foram deslocadas devido à construção da estátua dizem que não foram compensadas pelo governo.

Esperam-se protestos na inauguração da Estátua da Unidade na Índia
Notícias ao Minuto

23:45 - 30/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Gujarat

A Índia vai centrar as atenções do mundo, esta quarta-feira, durante a cerimónia de inauguração da maior estátua do mundo. A estátua que presta tributo ao herói da independência Sardar Vallabhbhai Patel é apelidada de Estátua da Unidade, mas não está a conseguir unir todos. De acordo com o Guardian, as autoridades do estado de Gujarat receiam que as comunidades locais protestem durante a inauguração da imponente estátua que vai ser presidida pela primeiro-ministro, Narendra Modi.

“Mais de cinco mil elementos da polícia vão estar em vários pontos, num raio de 10 quilómetros, em torno da estátua. As patrulhas da polícia vão ser intensificadas face aos protestos de comunidades tribais locais”, frisou o chefe da polícia de Narmada, Abhay Chudasama.

As comunidades tribais foram deslocadas face à construção da estátua mas os seus líderes queixam-se que não foram indemnizadas pelas terras que perderam. Os chefes de 22 aldeias próximas do local onde a estátua foi erigida assinaram uma carta aberta onde pedem a Modi para não estar presente na sua inauguração.

A Estátua da Unidade tem 182 metros da altura e supera os 128 metros de uma estátua de Buda no Templo Primavera na China. Demorou quatro anos a ser construída e custou 29,9 biliões de rupias (mais de 354 milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório