Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 100 mil pessoas estão desaparecidas em todo o mundo

Mais de 100 mil pessoas em todo o mundo estão desaparecidas, a maioria devido aos conflitos mundiais, segundo o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Mais de 100 mil pessoas estão desaparecidas em todo o mundo
Notícias ao Minuto

06:35 - 30/10/18 por Lusa

Mundo Cruz Vermelha

A informação foi prestada na segunda-feira no comité dos direitos Humanos da ONU por uma conselheira daquela instituição, Agnes Coutou, que sublinhou o facto de este ser o maior número já registado pela Cruz Vermelha.

"Sabemos que esta é a ponta do iceberg e que representa apenas uma fração daqueles que são dados como desaparecidos devido a conflitos passados e atuais", sublinhou a responsável.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha trabalha com as famílias de pessoas desaparecidas e autoridades em mais de 40 países afetados por conflitos.

"As pessoas desaparecidas moldam a história das famílias, comunidades e sociedades profundamente", afirmou Coutou. "As consequências não resolvidas dos conflitos estendem-se por décadas e podem dificultar as perspetivas de paz", acrescentou.

A mesma responsável salientou que as guerras de hoje envolvem indivíduos e grupos de vários países, o que multiplica o número de pessoas afetadas e envolvidas em casos de pessoas desaparecidas.

A dimensão transnacional da questão das pessoas desaparecidas é particularmente clara no caso das migrações, "à medida que milhares e milhares de pessoas que fogem dos conflitos também desaparecem nos países de trânsito e destino, defendeu.

Coutou afirmou ainda que o Comité Internacional da Cruz Vermelha defende medidas preventivas, como o registo de todas as pessoas que estão detidas, permitindo que estas contactem as suas famílias, e expressou esperança de que muitos países-membros da ONU respondam positivamente a este apelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório