Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 18º

Tribunal da Índia ordena deportação de sete rohingyas para Myanmar

O Supremo Tribunal da Índia ordenou hoje a deportação para o Myanmar (antiga Birmânia) de sete muçulmanos rohingya, que se encontravam sem documentação no país desde o ano passado.

Tribunal da Índia ordena deportação de sete rohingyas para Myanmar
Notícias ao Minuto

08:25 - 04/10/18 por Lusa

Mundo Supremo

O Tribunal rejeitou um pedido do advogado de defesa, Prashant Bhushan, para que os sete rohingyas pudessem viver na Índia, por temerem represálias em Myanmar.

As autoridades indianas tencionam entregar, ainda hoje, os sete rohingyas aos guardas de fronteira de Myanmar.

O êxodo dos rohingyas teve início em meados de agosto de 2017, quando foi lançada uma operação militar do exército birmanês contra o movimento rebelde Exército de Salvação do Estado Rohingya devido a ataques da rebelião a postos militares e policiais.

O Estado de Myanmar não reconhece esta minoria e impõe múltiplas restrições aos rohingyas, nomeadamente a liberdade de movimentos.

Desde que a nacionalidade birmanesa lhes foi retirada em 1982, os rohingyas têm sido submetidos a muitas restrições: não podem viajar ou casar sem autorização, não têm acesso ao mercado de trabalho, nem aos serviços públicos (escolas e hospitais).

A campanha de repressão do exército birmanês contra esta minoria já foi classificada pela ONU como uma limpeza étnica e como uma das crises humanitárias mais graves do início do século XXI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório